12/09/2017 às 15h43min - Atualizada em 12/09/2017 às 15h43min

Mitos sobre o ensino a distância

Para ajudar você a entender mais sobre o assunto, elencamos cinco mitos sobre o EaD

O ensino a distância (EaD) existe há mais de um século, mas teve uma propagação em massa graças à internet. O método de ensino permite a realização de um curso sem a necessidade de se deslocar para um polo de ensino presencial. No Brasil, de acordo com a Abed (Associação Brasileira de Ensino a Distância), em 2015, já havia 5 milhões de estudantes nessa modalidade no país. Muitas pessoas, no entanto, possuem receio quanto à validade desses cursos. Para ajudar você a entender mais sobre o assunto, elencamos cinco mitos sobre o EaD:

1 – Os cursos não são regularizados pelo MEC.

Mito. As instituições de ensino que desejam realizar cursos de graduação e de pós-graduação a distância precisam, obrigatoriamente, de uma permissão do MEC para oferecê-los. Existem decretos e leis que regulamentam a oferta de vagas para essa modalidade, e o diploma tem a mesma validade que o de um curso presencial. A grade curricular, por sua vez, deve seguir a lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

2 – Os cursos são mais fáceis.

Mito. Um curso a distância possui o mesmo rigor de um curso presencial, já que também possui diversos métodos avaliativos, tais como provas e atividades. O fato de poder ser feito de qualquer lugar e a qualquer hora não significa que você poderá entregar as tarefas no momento em que bem entender. Os tutores estipulam prazos para que as atividades sejam enviadas dentro de um período específico. É possível, também, acompanhar individualmente todas as atividades e o desempenho dos estudantes por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem. Os cursos a distância, muitas vezes, são mais difíceis do que os presenciais, já que exigem um alto nível de foco e disciplina com as obrigações.

3 – Não há interação entre os estudantes.

Mito. Em muitos cursos você precisa ir à sede da instituição para fazer algumas provas. Há, também, as tutorias presenciais, quando os alunos se reúnem para tirar algumas dúvidas. Mesmo que não haja essas opções, os estudantes podem interagir de forma virtual e trocar informações por meio de fóruns presentes na ferramenta de ensino da instituição.

4 – O computador prejudica a aprendizagem.

Mito. Embora a tecnologia seja erroneamente associada à falta de foco de muitos estudantes, o que se sabe é que ela pode ser grande aliada do ensino. Um bom curso a distância é desenvolvido para manter a atenção do estudante e para estimulá-lo a utilizar a internet e as ferramentas virtuais a seu favor. Caso ele não realize alguma atividade ou seu desempenho esteja abaixo do esperado, o tutor entra em ação para entender o que está acontecendo e como reverter essa situação.

5 – A ausência de um professor é o ponto negativo do EaD.

Mito. Muitas pessoas se sentem mais confortáveis sem uma pressão externa e instantânea, como ocorre em uma sala de aula. Além disso, é importante dizer que o professor está presente, mas nem sempre de forma presencial. Ele monitora, acompanha e orienta o aluno durante todo o curso, além de conseguir, inclusive, dar uma atenção ainda mais personalizada e individual, já que não precisa atender a vários alunos ao mesmo tempo.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.