01/09/2017 às 15h44min - Atualizada em 01/09/2017 às 15h44min

São Roque teve cerca de 500 mil litros de água furtada em 2017

Volume que poderia abastecer cerca de 2.500 pessoas em um dia

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: reprodução / internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: reprodução / internet

Aproximadamente 700 mil litros de água foi furtada em seis cidades da microrregião de Sorocaba no primeiro semestre de 2017, sendo que a maior parte deste volume (500 mil) foi desviada irregularmente em São Roque, segundo informações divulgadas pela TV TEM.

As formas de desviar água variam mas envolvem a danificação do medidor de água (conhecido hidrômetro). “Temos duas situações corriqueiras, onde a pessoa desvia a água antes que ela passe pelo hidrômetro ou frauda o próprio aparelho com algum tipo de violação, seja inserindo um arame, furando a cúpula fraudando o aparelho”, afirmou o Gerente do Setor da Sabesp São Roque, José Cícero de Sá.

As fraudes são identificadas basicamente pelo histórico de consumo do imóvel, pela vistoria feita através de agentes ou por canais de denúncia, sendo que os casos geram prejuízos para consumidores e a empresa responsável pelo abastecimento de água (no caso de São Roque, a Sabesp), já que apenas uma ocorrência pode registrar milhares de litros desviados.

Segundo o encarregado comercial da Sabesp São Roque Jamil Wagner de Amorim, quando a empresa comprova que houve fraude a Sabesp procura a pessoa responsável para abordar o caso e além de arcar com os custos do novo hidrômetro, o infrator passa a receber cobrança retroativa estabelecida pela média de consumo. “Procuramos conversar com o cliente amigavelmente, de forma a não criar nenhum tipo de animosidade, e na maioria dos casos a pessoa entende que fez algo errado e se prontifica a arcar com os valores necessários referente ao montante de água utilizado e ao aparelho danificado, afirma Jamil.

Entretanto  pode ir para na Justiça caso a pessoa tenha cometido o crime e se negue a pagar pelo prejuízo, já que nestes casos um Boletim de Ocorrência é registrado na delegacia da cidade e as autoridades competentes passam a investigar a situação. Um protocolo como este se faz necessário já que os prejuízos de um roubo de água não se restringem apenas a empresa ou ao infrator, mas também a população.

Estimasse que apenas no 1° semestre de 2016 mais de  1milhão e 200 mil litros de água foram usados sem pagamento devido em apenas 19 casos registados na região metropolitana de Sorocaba. Este ano o número de fraude aumentou para 25 registros embora o volume de liquido subtraído tenha sido menor (669 mil litros). Só este ano em São Roque 15 fraudes no sistema de abastecimento registrando o equivalente a quase 500 mil litros de água, volume que poderia abastecer cerca de 2.500 pessoas em um dia.

“A empresa sofre um grade prejuízo, pois temos todo um custo de manutenção de aparelhos e do próprio tratamento e abastecimento de água, valor que não nos é repassado, já que a pessoa não paga pela água. O que é importante que as pessoas entendam é que quem faz isso pode prejudicar outras pessoas pois a água usada de forma irregular e irresponsável pode faltar em outra residência em algum período crítico”, completa Cícero. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.