O e-mail marketing é fundamental para desenvolver um bom relacionamento entre empresas e internautas. Além de facilitar a recompra, fidelizar clientes e fortalecer a marca.
Essa ferramenta indispensável de marketing digital também é comumente utilizada para manter uma comunicação estratégica com as pessoas que já mostraram algum tipo de interesse no seu produto, mas ainda não são consumidoras. Nesse caso o foco da campanha precisa ser a conversão.
De acordo com o E-mail Marketing Trends 2017, hoje no Brasil aproximadamente 77% das empresas investem em campanhas de e-mail marketing, mas somente algo em torno de 52% reconhecem ter sucesso com elas. Mas onde será que essas marcas estão errando?
Como realizar campanhas de e-mail marketing que funcionam de verdadeA automação de e-mail marketing costuma ser o diferencial para a conquista de novos clientes. E muitos empresários já sabem disso. Mas, para que isso ocorra é necessário pensar no processo como um todo e colocar em prática algumas ações indispensáveis como:
Investir em automação de e-mail marketing Contar com equipe de profissionais qualificados Produzir conteúdo relevante e atraente Elaborar um calendário editorial Monitorar resultados regularmente Mensurar sempre o retorno sobre investimento (ROI) 3 dicas para criar uma campanha de e-mail marketing bem sucedida Automatização de e-mail marketing
Existem muitos recursos práticos de e-mail marketing que facilitam bastante a vida dos profissionais e empresários que investem em relacionamento com suas audiências via correio eletrônico.
Para se ter uma ideia, em nosso país, 88% das empresas que fazem uso de e-mail marketing contam com 14% de ferramentas a mais do que aquelas que não consideram suas campanhas tão eficientes assim. Isso segundo o estudo E-mail Marketing Trends 2017.
A automação do e-mail marketing oferece vantagens competitivas determinantes para uma campanha de sucesso como:
Entregabilidade: os e-mails passam a ter boa reputação online. O que garante que suas mensagens cheguem de fato na caixa de entrada do destinatário.
Layout de alta qualidade: outro recurso prático das automatizações de e-mail marketing são os templates prontos personalizáveis com design profissional. Com eles, sua empresa consegue passar ainda mais credibilidade para o leitor e evita custos com webdesigner.
Customização de mensagem: também é possível enviar ofertas, entre outras mensagens, com base no histórico de compra do seu consumidor. O que facilita a recompra e fidelização. Segmentação
Mais do que uma tendência, a segmentação de leads é uma estratégia que torna sua campanha de e-mail marketing bem sucedida.
Segmentar corretamente possibilita que você identifique em que etapa da jornada de compra o internauta se encontra. Dessa forma, você consegue enviar mensagens interessantes com total relevância para ele. E assim estimular o leitor a chegar até o fundo do funil e na desejada conversão.
Nutrição de leadsManter os diferentes tipos de consumidores e prospects recebendo mensagens relevantes e atraentes da sua empresa é fundamental em toda campanha de e-mail marketing de sucesso.
É por meio de estratégias eficazes de nutrição de leads que você consegue entregar o conteúdo certo no momento mais adequado para os internautas. O que melhora consideravelmente o relacionamento com os leitores e aumenta a credibilidade da sua empresa.