22/08/2017 às 23h06min - Atualizada em 22/08/2017 às 23h06min

Saiba tudo sobre os Tubos Schedule

Produto tem tido ótima aceitação no mercado

Ao fazermos uma obra, procuramos sempre os mais variados tipos de orçamento e avaliamos as possíveis intenções arquitetônicas. Nesses quesitos, não podemos negar que há uma infinidade de materiais diferentes no mercado, permitindo que se faça a escolha certa para cada bolso ou idealização, não é mesmo?

Os tubos de aço são produtos de extrema importância para a indústria civil, arquitetônica e de produção. O versátil tubo Schedule, por exemplo, possui resistência e flexibilidade de projetos. Seu uso tem sido frequente nas construções, garantindo mais segurança e beleza à obra. Conhecido por sua resistência, durabilidade e versatilidade, ele é classificado de acordo com seu diâmetro nominal: quanto maior for, mais altas serão a pressão e a temperatura suportadas.

Saiba onde aplicar os Tubos Schedule

Tubo Schedule é a denominação dada ao resultado arredondado a dezena calculado pela fórmula SCH = P / S, onde P é a pressão de trabalho do tubo e S é a tensão (pressão) correspondente a 60% do limite de escoamento do material a 20 Graus C. Ou seja, para um mesmo diâmetro externo de um tubo de condução, quanto maior for o SCH, maior será a espessura de parede em relação ao seu diâmetro. Consequentemente, ele define a espessura de parede do tubo de condução.

Também conhecidos como Tubos de Aço para condução NBR 5590, os tubos Schedule são produzidos com ou sem costura; pretos ou galvanizados, em barras ou, em alguns casos, cortados em comprimentos específicos. São produtos amplamente utilizados por indústrias e máquinas pesadas, tais como:

Caldeiras: Para suportar a temperatura das caleiras, que produzem vapor por meio do aquecimento de água e ativam máquinas térmicas, é preciso utilizar os tubos Schedule em sua estrutura.

 

Condensadores: utilizados em circuitos osciladores para eliminar sinais indesejados, os tubos no qual passam vapor e água precisam ser extremamente resistentes. Aí entra o Schedule para a destilação simples.

 

Hidrantes: o uso de tubos Schedule são essenciais por conta da alta pressão interna da água dos hidrantes, necessitando, portanto, de um material de grande resistência para suportá-la.

 

Indústrias Químicas: é indispensável que os tubos de condução dos fluidos sejam resistentes e seguros para conseguir a liberação de projetos e certificados de qualidade.

 

Conheça os diferentes tipos de Tubos Schedule

O Tubo Schedule tem diferentes espessuras disponíveis no mercado. Elas são aplicadas de acordo com a necessidade de cada consumidor e seus respectivos projetos. É possível encontrar nas principais lojas do ramo tubos entre 5 e 160 milímetros de espessura. Existem, inclusive, tubos com espessuras ainda maiores. Isso varia de acordo com a necessidade de cada obra.

Outra forma de diferenciar o tubo Schedule é pela sua regulamentação, obrigatoriedade exigida para que os responsáveis pela obra em questão verifiquem as especificações do tubo escolhido para o serviço. Existem duas normas regulatórias, que são mais popularizadas: a ASTM A.53 e a a A 106. A primeira legisla toda e qualquer regra para a fabricação de tubos de aço inox e de carbono, ideal para resistir a altos níveis de pressão. A segunda, por sua vez, rege sobre a produção de tubos Schedule resistentes a altas temperaturas.

Há ainda três outras diferenciações que colocam o tubo Schedule em evidência. Veja quais:

Divisão: os tubos Schedule são divididos nos graus “A” (dobráveis) e “B” (flexibilidade reduzida).

 

Composição química: as classificações diferem de acordo com as especificações de cada um, seja na parte química quanto na mecânica.

 

Extremidade: seja lisa, com rosca ou chinfrada, a escolha vai de acordo com o seu projeto. No entanto, é bom destacar que, embora fáceis de instalar, as com rosca e as chanfradas possuem risco maior de vazamento quando comparadas aos tubos com extremidade lisa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.