18/08/2017 às 15h07min - Atualizada em 18/08/2017 às 15h07min

Campanha de Vacinação contra a Raiva em São Roque começa dia 21 de agosto

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: divulgação

A campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos começa no dia 21 de agosto em São Roque. Segundo informações da Prefeitura de São Roque, será disponibilizada 14 mil doses para imunização, que serão distribuídas nos postos móveis e nas unidades de saúde dos bairros urbanos e rurais da cidade.

“A campanha segue até o dia 06 de outubro. Em 2016, o total de animais imunizados foi de aproximadamente 12500. A vacina é gratuita e deve ser aplicada anualmente em todos os animais do município”, afirmou o governo municipal.

A campanha é uma boa oportunidade para os donos de animais que não tenham condições de arcar com as despesas de uma vacina convencional, que custa aproximadamente R$ 70 para cães, e R$ 100 para gatos em algumas clínicas veterinárias.

Para que possa receber a imunização, o animal precisa ter pelo menos três meses completos e o dono do cão ou do gato deve levar a carteira de vacinação. Também é indicado levar o animal preso em uma coleira e, quando necessário, também é recomendado que os animais usem focinheira e os gatos devem ser transportados em caixas ou “gaiolas” adequadas.

“Por ser uma zoonose, ou seja, uma enfermidade transmitida pelo animal aos humanos, o Ministério da Saúde promove campanhas anuais de vacinação antirrábica em todo o Brasil. Com isso, os números de casos, tanto em animais, como em humanos, teve queda acentuada ao longo dos anos”, comenta a prefeitura.

A campanha é importantíssima não apenas para os animais, mas também para a população. A raiva não tem cura e infelizmente o animal infectado pela doença deve ser sacrificado, enquanto que embora haja relatos de pacientes humanos que foram curados, o índice de morte nos casos ainda é de cerca de 100%.

Confira a data e horários em que a campanha passará pelo seu bairro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.