15/08/2017 às 22h12min - Atualizada em 15/08/2017 às 22h12min

Quais são os equipamentos necessários para Motocross e Trilha?

Apenas uma boa moto não basta para a segurança do praticante

O Motocross é uma modalidade esportiva muito praticada no mundo. São várias as categorias existentes como Arenacross, Trial e Enduro. Então, ter uma moto adequada para a prática da atividade é importante, mas é preciso levar em conta, principalmente, a segurança e assim evitar possíveis surpresas negativas que estraguem a sua experiência.

 

Para dar o primeiro passo no esporte ou até mesmo se dedicar apenas às tradicionais trilhas de fins de semana, estar bem equipado é um dos princípios básicos a serem seguidos para uma melhor atividade. Para isso, o praticante terá que adquirir alguns equipamentos para Motocross essenciais, tais como capacete, botas, colete, luvas, roupas, entre outros.

 

Veja o que é necessário para a prática de Motocross e Trilha

Caso você seja um piloto novato e não sabe quais são os equipamentos necessários para a sua proteção, confira abaixo os itens mais indicados para praticar Motocross ou Trilha com segurança:

Capacete

O capacete é, sem dúvida, o item mais importante e de uso obrigatório, visto que ele protege a cabeça do atleta. Antes da compra, tenha certeza se o equipamento lhe servirá, pois ele não deve ficar apertado nem justo demais. Isso evita que o item se solte da sua cabeça ou se movimente nela.

Luvas

As luvas protegem suas mãos contra quedas, pedradas, frio, espinhos, entre outros. É importante que elas sejam resistentes e confortáveis. Elas não devem ficar apertadas a ponto de restringir os seus movimentos e nem folgada demais, podendo assim até causar um acidente.

Botas

As botas também são itens importantes. Ela deve ter proteção nas canelas e ponteiras de metal no bico para evitar que o pé sofra torções laterais. Além disso, é preciso de algo que não incomode o seu pé e o seu calcanhar, e espaço suficiente para os seus dedos, sem que eles fiquem um em cima do outro. No entanto, o equipamento tem que, principalmente, transmitir segurança.

Óculos

Os óculos protegem os olhos dos pilotos de raios UVA e UVB (em caso de óculos escuros), e de pequenas e médias partículas, como poeira, pedras, bichos, além de objetos maiores como galhos, por exemplo. A cor das lentes é outro fator importante. As transparentes são ideais para dias nublados ou com neblina, enquanto as amarelas são ótimas para pilotar à noite e em dias com neblina. Já as escuras são perfeitas para dias ensolarados. Existem também as lentes de grau, sendo, inclusive, bifocais.

Colete

O tórax e os ombros são grandes alvos para quem pratica esse esporte já que eles ficam expostos a armadilhas do trajeto e são muito sensíveis. Para uma melhor proteção, você deve optar por um colete que absorva o impacto desses imprevistos.

Roupas

As roupas para Motocross garantem a proteção do corpo do motociclista. No entanto, para iniciantes, as camisas e calças não são tão essenciais. Uma boa camisa de manga comprida pode ser utilizada sob o colete. Em relação à calça, é importante um reforço nos quadris. Vale destacar que ambos precisam de uma boa ventilação.

Luvas, Cotoveleiras e Joelheiras

As mãos, os cotovelos e os joelhos são membros essenciais para a prática de Motocross. Uma lesão em qualquer um deles pode simplesmente impedir o exercício da atividade. Por isso, é imprescindível o uso das luvas, cotoveleiras e joelheiras adequadas. As luvas devem ser resistentes e confortáveis, mas não podem dificultar os movimentos dos dedos. As cotoveleiras devem ser de plástico e com elástico largo para fixar no braço. Além disso, elas devem ficar bem firmes no cotovelo. Já as joelheiras previnem sérias contusões de difícil recuperação. Existem algumas especiais com barras de metais nas laterais cuja função é não deixar o joelho dobrar para os lados.

Cinta abdominal

A cinta abdominal serve para ajudar a manter a postura correta e as vísceras bem firmes.

Sistema de Hidratação

A hidratação é importantíssima para a prática do esporte. Existem várias opções de produtos para isso. O tradicional cantil ou a garrafa de água na bag são os sistemas mais comuns – e baratos. Caso possa despender de uma verba maior, a dica é o camel back. Ele permite que você beba água em uma mangueira, sem precisar parar a moto, e ainda mantém o líquido fresco por horas de trilha.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.