15/08/2017 às 10h27min - Atualizada em 15/08/2017 às 10h27min

São Paulo tem 11 representantes no Parlamento Jovem Brasileiro

A edição de 2017 do PJB acontecerá em Brasília, na Câmara dos Deputados, no período de 25 a 29 de setembro

A edição de 2017 do PJB acontecerá em Brasília, na Câmara dos Deputados, no período de 25 a 29 de setembro. Estudantes de todo o país simulam a jornada de trabalho dos deputados federais.

 

O Parlamento Jovem Brasileiro é uma iniciativa da Câmara dos Deputados e está na sua décima quarta edição. O propósito do programa é estimular nos jovens estudantes a reflexão crítica sobre a importância do Poder Legislativo e da representação política. Para isso, os jovens parlamentares participam de workshops e oficinas, assistem a palestras e seguem a rotina dos parlamentares: formam chapas, elegem a mesa diretora, elaboram pautas, reúnem-se em comissões e atuam nas sessões deliberativas.

O programa contou com 1.352 inscritos neste ano. Os 78 projetos selecionados foram propostos por estudantes do ensino médio de todo o país.

 

Conheça os estudantes selecionados de São Paulo:

André Roberto Panzarin do Anglo Itatiba - Curso e Colégio

Bruna Lopes Barros dos Santos da Escola Técnica Jaraguá da cidade de São Paulo

Catharina Dias de Oliveira do Colégio Fundamentum da cidade de Valinhos

Gabriel Santos Novaes da Escola Técnica Jaraguá da cidade de São Paulo

Giovanna Brito Gomes da Escola Técnica Jaraguá da cidade de São Paulo

João Vitor Flavio de Oliveira Nogueira do Colégio Santo André da cidade de São José do Rio Preto

Kelvin Henrique da Silva Rodrigues da E.E Prof José Pinto do Amaral da cidade de Mairinque

Leilson César Martins Cândido da Silva da Escola Estadual Professora Altina de Moraes Sampaio da cidade de Araçatuba

Raphaele Godinho Anselmo da Escola Estadual Professor José Pinto do Amaral da cidade de Mairinque

Renan Muta da Escola Castanheiras da cidade de Santana de Parnaíba

Sophia Beatriz Salomão Costa do Colégio Bandeirantes da cidade de São Paulo

 

Sobre os estudantes de Mairinque

Dois jovens do município de Mairinque foram selecionados para fazerem parte da edição de 2017 do Parlamento Jovem Brasileiro. Os dois são os únicos da região no grupo do estado de São Paulo, que é composto por 11 jovens.
 

Ambos estudam na mesma escola, a E. E. Professor José Pinto do Amaral, que nos anos de 2014 e 2016 também marcou presença no programa PJB.

 

São eles: Raphaele Godinho, de 17 anos, que escreveu um projeto de lei para que alunos brasileiros de escola pública e baixa renda tenham bolsas de estudo em instituições particulares de ensino de idiomas. Seu objetivo é fazer com que jovens brasileiros sem condições financeiras possam ter conhecimentos em um segundo idioma.

 

Kelvin Henrique, de 18 anos, militante da causa LGBT, desenvolveu seu projeto de lei para que se implante um programa que motive a discussão sobre a homofobia nas escolas brasileiras. Seu objetivo é fazer com que as pessoas parem de sofrer esse preconceito e haja debate sobre o tema.

No dia 25 do próximo mês os dois irão embarcar para o Distrito Federal, onde vão nos representar.

 

 

Como participar

Para participar, os candidatos devem ter entre 16 e 22 anos, ser aluno regular do 2° ou 3° ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares; ou do 2°, 3° ou 4° ano do ensino técnico integrado ao ensino médio.

O processo seletivo do PJB ocorre em duas etapas. Na pré-seleção, o estudante cria um projeto de lei e faz a inscrição em sua escola ou na Secretaria de Educação do seu estado, que procede e avalia a triagem inicial. A seleção final é feita pela Câmara dos Deputados, onde uma comissão de analistas legislativos e outros servidores analisam e classificam os projetos selecionados de acordo com critérios como justificativa, clareza e originalidade.

O total de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal respeita a proporção de 1 para 8, ou seja, a cada oito deputados federais, um deputado jovem é selecionado.

 

Mais informações podem ser obtidas na página do PJB no portal da Câmara dos Deputados ou na fan page do projeto.

http://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem

https://www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro/

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.