04/08/2017 às 14h12min - Atualizada em 04/08/2017 às 14h12min

Reforma na Santa Casa trará nova estrutura de atendimento para SUS e convênio

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet

As obras de reforma que ocorrem neste momento no antigo PA (Pronto Atendimento) da Santa Casa de São Roque devem trazer mudanças na estrutura de atendimento dos pacientes de SUS e Convênio. As obras iniciadas no início de julho seguem em ritmo acelerado e, segundo a irmandade, tem previsão deconclusão para o final do ano, em um trabalho realizado inteiramente com patrocínios. “A Igreja Adventista de São Roque está doando os projetos arquitetônico, hidráulico, elétrico e toda a mão de obra, sendo que os empresários estão doando todo o material necessário, parceiros que acreditam na gestão administrativa da Irmandade da Santa Casa”, afirmou a administradora da Santa Casa, Marcia Aparecida Cruz.

De acordo com a Santa Casa, a obra é necessária pois o sistema empregado após as reformas realizadas pela FENAESC, durante a intervenção, estariam em desacordo com Normas Técnicas, não contando com aprovação pela Vigilância Sanitária e alvará sanitário ou de funcionamento expedidos pela Prefeitura Municipal. Além destes problemas, invisíveis a olhos não treinados, os trabalhos no antigo PA procuram solucionar outro grande problema muito mais óbvio, já que a estrutura do atual Pronto Atendimento recebe todo tipo de paciente, independente do seu nível de gravidade. “Opaciente, por mais leve que seja seu problema de saúde, é obrigado assistir cenas de pacientes acidentados em estado grave que passam pela frente da Recepção e da Sala de Espera, quando deveria ter uma Entrada pelos Fundos do P.A., o que vai ocorrer com a Reforma do Novo P.A”, afirmou Marcia Cruz.

Entretanto, a nova reforma deve trazer uma divisão no atendimento entre pacientes SUS e de Convênio, como já ocorria no hospital antes da intervenção, o que tem gerado preocupação da população se haverá também uma queda no nível de qualidade do atendimento dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde.

Com relação a isso a irmandade afirma que, sendo instituição privada, pode executar os serviços que achar convenientes, desde que destine recursos próprios, e para obter receita deve abrir serviços distintos, atendendo convênios e particulares em área específica, como ocorria antes da FENAESC. “O ideal é que tenhamos duas portas de entrada: SUS e Convênios/Particulares, pois é uma obrigatoriedade, já que não podemos utilizar recursos públicos. O PA é mantido pela Prefeitura, portanto, as receitas (recurso financeiro), não podem ser desviadas para outra atividade, inclusive hoje as despesas são rateadas entre a Prefeitura e a Irmandade”, afirma a administradora.

Entretanto as reformas no antigo PA trarão grandes mudanças, pois além de atenderem a todos os requisitos sanitários e alvarás de funcionamentoterá um fluxo de atendimento idealcomo entrada para pacientes com menor gravidade e porta exclusiva para os atendimentos via resgate. “Contará com isolamento respiratório adequado, salas amplas para medicação, soroterapia/inalação, e a novidade será a implantação de uma sala de radiologia exclusiva. Bem como ampla sala de emergência e outra para manter o paciente após os primeiros cuidados. Também terá salas de observação adulto e infantil. Isto tudo visa atender os pacientes com conforto e segurança”, finalizou Marcia.

A administração da irmandade afirma que as reformas devem trazer benefícios a todos, tanto pacientes conveniados, quando os atendidos pelo sistema público, sem perdas na qualidade do atendimento ou de serviços a população que não dispõe de um plano de saúde. Enquanto as obras não se concluem e vemos na prática o andamento dos trabalhos, a irmandade continua a se recuperar de um passado negro e que, se espera, poderá  ser esquecido com o tempo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.