01/08/2017 às 22h57min - Atualizada em 01/08/2017 às 22h57min

Saiba como trocar seu cabo de iPhone danificado por um novo

O que muita gente não sabe, é que de uma forma simples e direta, todos os acessórios de iPhone, notebooks, iPads, cabos, fones de ouvido, teclados, mouse e etc. - também contam com uma garantia de um ano após a data da compra/ativação do produto.

Quem conhece os produtos da Apple sabe que apesar de possuírem um nível de qualidade inquestionável, os preços praticados no Brasil estão fora da realidade da grande maioria e vem sendo o mais caro do mundo de forma consecutiva.

 

O valor de um iPhone, por exemplo, sempre foi considerado alto demais, principalmente por consumidores brasileiros.  Apesar da redução de preço em dólar, o iPhone é vendido aqui, em média, por US$ 931, 156% do valor norte-americano. Embora esse preço tenha sido reduzido drasticamente em relação a 2015, quando custava US$ 1.254 no Brasil, o iPhone ainda é vendido por um preço elevado devido à desvalorização do real.

 

Imagina investir em produto caro como este e logo depois de algum tempo, os acessórios do seu celular começarem a apresentar problemas como mau contato, quebra ou simplesmente parar de funcionar do nada. É isso o que vem acontecendo com vários usuários do iPhone, carro chefe da Apple.

 

O que muita gente não sabe, é que de uma forma simples e direta, todos os acessórios de iPhone, notebooks, iPads, cabos, fones de ouvido, teclados, mouse e etc. - também contam com uma garantia de um ano após a data da compra/ativação do produto.

 

Entretanto, há duas situações diferentes: aqueles acessórios que acompanham um produto (pensando em iPhone, por exemplo, temos o carregador de parede, os EarPods e o cabo Lightning/USB-A) e aqueles comprados individualmente (por exemplo, um cabo Lightning/USB-C ou um Magic Trackpad 2).

 

Se o seu carregador de parede, os seus EarPods ou o seu cabo Lightning/USB-A que veio junto do seu aparelho parar de funcionar, você deve ir a uma loja da Apple ou a um Centro de Serviço Autorizado levando tanto o acessório defeituoso quanto o smartphone em si. O atendente precisará do número de série do seu iPhone para comprovar que o acessório veio mesmo dentro da caixa do aparelho e que ele ainda está dentro da garantia.

 

Já na segunda situação, no exemplo do cabo Lightning/USB-C ou do Magic Trackpad 2, comprado individualmente, você precisará levar a nota fiscal de compra do objeto para comprovar que ainda está na garantia.

 

É preciso, porém se atentar para uma questão: as garantias da Apple para os seus produtos - sejam eles Macs, iGadgets, Apple TVs e Apple Watches ou de acessórios - só cobrem defeitos de fábrica. Isto quer dizer que não adianta tentar trocar um cabo que se arrebentou acidentalmente, ou o EarPods que o seu cachorro roeu e estragou, porque a Apple não vai se responsabilizar nessas ocasiões.

 

Entretanto, se o seu cabo Lightning/USB-A simplesmente parou de funcionar ou começou a apresentar aquela mensagem de erro de compatibilidade com o iOS, você pode — e deve — trocá-lo em uma loja/assistência. Desde que, obviamente, ele ainda esteja na garantia.

 

Há relatos de pessoas que conseguiram efetuar trocas de cabos da Apple que começaram a romper ou torcer bem próximo aos conectores. A tentativa é válida, desde que o item em questão esteja dentro do prazo de validade.

 

Depois de trocados os acessórios, os prazos de garantia passam a ter uma nova regra. A lei no Brasil exige que produtos comercializados tenham, um mínimo de 90 dias de garantia. Então, num reparo/troca, se a sua garantia estiver inferior a esse prazo, o produto reparado/trocado vem com 90 dias de garantia. Se o seu cabo parou de funcionar e você tem seis meses de garantia pela frente, esta garantia de 180 dias continua valendo.

 

Ou seja, se a garantia do seu produto/acessório estiver com mais de 90 dias, vale esse período; se estiver com menos, os 90 dias entram em vigência. Portanto, engana-se quem acha que o aparelho/acessório reparado ou substituto vem com um “novo” ano de garantia ou que esses 90 dias exigidos por lei devem ser somados ao período restante da garantia do produto.

 

Se você adquiriu junto com o seu produto Apple o serviço de AppleCare – serviço de garantia estendida da Apple – a regra é mesma para todos os acessórios Apple que vieram junto do seu dispositivo.


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