01/08/2017 às 09h28min - Atualizada em 01/08/2017 às 09h28min

Governador Geraldo Alckmin assina autorização para licitar obras da rodovia Raposo Tavares

Primeira etapa da licitação beneficiará mais de 177 mil habitantes em seis cidades, com previsão de investimentos superior a R$ 300 milhões

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira (31/7), no Palácio dos Bandeirantes, a autorização para a publicação do edital que possibilitará contratar as obras dos quatro primeiros lotes de modernização da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), beneficiando diretamente uma população superior a 177 mil habitantes das cidades de Ourinhos, Piraju, Bernardino de Campos, Ipaussu, Chavantes e Canitar. O secretário estadual de Logística e Transportes, Laurence Casagrande Lourenço, e o superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Ricardo Volpi, também participaram do evento.

“Depois do Rodoanel, essa será a maior obra do Estado de São Paulo. Vamos fazer recapeamento, terceiras faixas, acostamentos, duplicações e outras melhorias. Essa obra é estratégica para o desenvolvimento: vai gerar empregos, fortalecer o agronegócio, turismo, setor de serviços e indústria. Vai melhorar a arrecadação de ISS dos municípios e, principalmente, vai funcionar como uma vacina contra acidentes rodoviários”, afirmou o governador Geraldo Alckmin. 

 

 

A partir da assinatura do governador, o DER já disponibilizará o edital nesta terça-feira, 1º de agosto, sob as regras da modalidade Licitação Pública Internacional (LPI), às empresas interessadas no certame. Além de jornais de grande circulação e Diário Oficial do Estado, o site da United Nations Development Business, de Washington, também fará a publicação do edital. A abertura dos envelopes contendo as propostas e preços está marcada para o dia 29 de setembro.

 

 

As obras na SP-270 estão divididas em oito lotes, onde o Governo do Estado realizará investimentos que ultrapassam os R$ 800 milhões. O montante é financiado pelo Banco Mundial, o Bird (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) e pelo Banco Santander S/A, com garantia da Miga (Agência Multilateral de Garantia de Investimentos). O valor orçado dos quatro lotes anunciados nesta primeira etapa da licitação, onde serão gerados 310 empregos diretos e 930 indiretos, é de R$ 302,8 milhões.

 

 

Já o investimento na segunda etapa está estimado em R$ 515,8 milhões. Para esta fase da obra, que o Governo aguarda a aprovação do edital pelo Banco Mundial para publicá-lo. Nesta etapa, as obras abrangerão o trecho de 126,4 quilômetros que passa nos municípios de Itapetininga, Angatuba, Campina do Monte Alegre, Paranapanema e Itaí.

 

 

A expectativa é que as benfeitorias na SP-270 sejam iniciadas já em 2017. As empresas interessadas deverão ainda apresentar uma “Garantia de Manutenção da Proposta”, que demonstrará indício de segurança econômico-financeira do licitante. O valor somado da garantia nos quatro lotes é de R$ 5,9 milhões.

 

 

Intervenções - Os quatro primeiros lotes compreendem o trecho do km 295,4 ao km 373, beneficiando Ourinhos, Piraju, Bernardino de Campos, Ipaussu, Chavantes e Canitar, municípios com população somada de 177.165 habitantes. Nestes 77,6 quilômetros de extensão, serão realizados serviços para a recuperação da pista, dos acostamentos, implantação de faixas adicionais em locais específicos, melhorias nos acostamentos, sistema de drenagem e revitalização completa da sinalização.

 

 

 

 

 

Rodovia Raposo Tavares (SP-270)

 

 

 

 

 

    Trecho   (Km)

 

 

   Extensão (Km)

 

 

  Investimento orçado     (milhões)

 

 

Lote 1

 

 

    295,4 ao 329,8

 

 

   34,40

 

 

R$ 74, 27

 

 

Lote 2

 

 

329,8 ao 345,3

 

 

 15,56

 

 

R$ 55, 63

 

 

Lote 3

 

 

345,3 ao 357,1

 

 

 11,72

 

 

R$ 69,99

 

 

Lote 4

 

 

357,1 ao 373

 

 

15,90

 

 

R$ 102, 89

 

 

Total

 

 

 

 

 

77,58

 

 

R$ 302,78

 

 

 

 

Além do aumento na segurança viária com melhores condições de infraestrutura, as obras impulsionarão o desenvolvimento socioeconômico da região, com maior desenvoltura no escoamento da produção agrícola, industrial e no deslocamento da população.

 

 

 

 


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