28/07/2017 às 16h00min - Atualizada em 28/07/2017 às 16h00min

Como proceder durante uma abordagem policial

- Foto: Mega Jurídico
- Foto: Mega Jurídico

Com o intuito de diminuir a distância entre Policiais e Cidadãos, de melhorarmos nossa comunicação e ainda de diminuir os riscos para ambos em situações críticas, seguem algumas dicas de segurança para serem adotadas durante uma abordagem Policial.

Primeiramente lembre, que se você é um cidadão de bem, você deve colaborar com a Polícia, assim obedecendo às ordens do Policial no momento da abordagem, pois o início da abordagem é um dos momentos mais críticos do serviço policial, pois não sabemos quem estamos abordando e o que vamos encontrar, realizamos a intervenção considerando uma atitude suspeita ou mesmo uma característica de veículo ou vestimenta relacionado com a ação criminosa. Se você foi abordado e sabe que é uma pessoa de bem e não possui pendências com a justiça, mostre calma e colabore com a situação e tudo será esclarecido. O inimigo da Polícia e do cidadão de bem é o mesmo!

Nas abordagens, mantenha a calma, faça movimentos lentos, preste sempre atenção nas ordens emanadas pelo Policial, obedeça categoricamente, ele não o conhece e está seguindo um procedimento operacional no qual foi treinado para garantir a sua segurança e a dele.

Durante o início da abordagem sempre deixe suas mãos à mostra e abertas, denotando ao policial que você não tem intenção nenhuma de reagir. 

Responda o que ele lhe perguntar assim a abordagem irá se encerrar o mais breve possível. Tenha consigo sempre seus documentos!

O Policial está lá para proteger você cidadão de bem, e após a abordagem ele vai saber reconhecê-lo como tal.

Não tenha a abordagem Policial como um ato constrangedor, encare como um cuidado da Polícia Militar com toda a população, e aproveite a oportunidade para conhecer o Policial que faz a sua segurança, a do no seu bairro e de sua cidade. 

Pense e reflita, é melhor ser abordado por um Policial do que ser tomado como vítima de criminoso. 

Sempre tenha contato com os policiais de sua cidade, seja através de uma visita ao quartel, ou através das viaturas que patrulham seu bairro, ou ainda através dos programas de policiamento comunitário.

Observe as regras de segurança pessoal e seja sempre um cidadão de postura preventiva, desta maneira colaborando com o trabalho da Polícia e diminuindo oportunidades para o ladrão!! Juntos somos mais fortes!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.