12/07/2017 às 15h28min - Atualizada em 12/07/2017 às 15h28min

Moro condena Lula a nove anos e seis meses de prisão no caso triplex

Ex-presidente poderá recorrer da decisão em liberdade

Maiana Diniz / Agência Brasil - Foto: reprodução / internet
Maiana Diniz / Agência Brasil - Foto: reprodução / internet

O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato condenou nesta quarta-feira (12) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação é relativa ao processo que investigou a compra e a reforma de um apartamento triplex em Guarujá (SP). A sentença em primeira instancia prevê que Lula poderá recorrer da decisão em liberdade.

Lula é acusado de ter recebimento vantagens ilícitas da empreiteira OAS por meio do triplex, além do armazenamento de bens do acervo presidencial, ocorrido entre 2011 e 2016. Moro considerou que existem provas para condenação do petista pelo recebimento de R$ 2,2 milhões de propinas, além de afirmar que as reformas executadas no apartamento pela empresa OAS provam que o imóvel era destinado ao ex-presidente. Entretanto absolveu o ex-presidente e José Adelmário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro (ambos da OAS) das acusações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial.

Apesar da condenação, pela decisão ainda ser em primeira instancia o político ainda pode se candidatar a um cargo político, como a Presidência da República, caso queira. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.