11/07/2017 às 13h45min - Atualizada em 11/07/2017 às 13h45min

Orçamento para São Roque é aprovado sem emendas e Setor da Cultura convoca protesto

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Portal Vander Luiz
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Portal Vander Luiz

O Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de São Roque, foram aprovados na noite de segunda-feira (10) na Câmara Municipal sem a aprovação de nenhuma emenda apresentada pelos vereadores,, segundo informações divulgadas pelo Portal Vander Luiz. Os projetos definem os gastos realizados pelo governo são-roquense pelo próximo ano de mandato, bem como a porcentagem da verba municipal que será destinada para cada ação.

Os legisladores podem apresentar emendas aos projetos sugerindo modificações que incluam obras, aumento de verba para determinado setor, entre outras ações, entretanto a maioria dos vereadores retiraram suas emendas após reunião com o prefeito Claudio Góes, ocorrida na manhã de segunda-feira. Durante o encontro o prefeito teria pedido a colaboração dos parlamentares ao afirmar que emendas poderiam desfigurar o projeto original, um fator preocupante visto a prefeitura não teria verba para atender todas as propostas sugeridas.

Apenas os vereadores Guto Issa, Etelvino Nogueira e Alfredo Estrada mantiveram suas emendas ao Plano Plurianual (PPA), porém suas propostas foram rejeitadas pela maioria dos vereadores.

“Estranho os vereadores terem votado contra obras de interesse de seus bairros. Houve um entendimento com o executivo para não passar emendas. Acho que a Câmara tinha que ser soberana. A emenda é um instrumento do vereador”, afirmou Alfredo Estrada.

O vereador Etelvino Nogueira também criticou fortemente a rejeição das emendas e as ações do Executivo. “O PPA que votamos hoje é uma vergonha. Não trouxe nada de novo. O governo continua a mesmice”, criticou o vereador Etelvino Nogueira

Funeral para a Cultura

Entretanto a emenda que mais causou comoção foi a do Vereador Guto Issa, que propôs que o setor de Cultura recebesse 0,7% do orçamento em 2018 e que o percentual aumentasse para 0,8%, 0,9% e 1%, respectivamente. “Acho que deve ter um erro em deixar apenas 0,22%. No governo passado era 0,50%”, chegou a questionar Guto durante a discussão.

Apenas Guto Issa, Alfredo Estrada, Etelvino Nogueira, Rafael Marreiro e Rafael Tanzi votaram favoravelmente a proposta, que ao ser negada, faz com que a Cultura de São Roque receba aproximadamente R$ 600 mil reais dependendo do valor orçamentário do ano, fato que causou a revolta de muitos membros do setor cultural são-roquense, como representantes de escolas de samba e músicos, que compareceram à Casa de leis para acompanhar as votações. Segundo os representantes, a verba inviabiliza uma ação permanente, organizada e efetiva no setor.

 “Fico triste porque a cultura vinha mal e embora achássemos que ela fosse sobreviver, ela não aguentou e faleceu. Uma triste notícia”, afirmou o musico Edson D Aisa em entrevista ao jornalista Vander Luiz.

Para simbolizar está “morte” da cultura, foi organizado uma manifestação simbólica da morte cultural de São Roque, que deve ocorrer no início da noite desta terça-feira (11). Segundo informações divulgadas pelo Facebook, o cortejo sairá às 18h da Praça da Matriz da cidade, passará pela Câmara Municipal, seguirá até a Prefeitura Municipal e seguirá até o Centro Educacional Cultural e Turístico Brasital.

“É importante marcarmos simbolicamente este momento de falta de compreensão, dialogo e sobretudo uma falta de paradigma, já que a atual gestão parece ser do século passado, pois não entender a cultura como um investimento é optar pelo fracasso da cidade”, afirmou o musico e produtor Musical Mario Barroso.

Vereadores defendem atuação do executivo

Apesar das duras crítica, vereadores defenderam a rejeição das emendas devido a situação crítica pelo qual o município passa economicamente, não podendo arcar com as despesas que seriam trazidas pela aprovação das sugestões dos parlamentares. “Precisaríamos de dois orçamentos municipais para cumprir todas as emendas propostas. Então não podemos concordar com esta situação. O Prefeito Claudio Góes tem feito um excelente trabalho quando analisamos o que foi feito em seus seis primeiros meses de mandato, então acredito que seja um voto de confiança que estamos dando ao Executivo”, afirmou o Vereador Toco

“Infelizmente nosso município passa por essa calamidade e fazer um PPA maravilhoso apenas no papel não adianta nada. Temos que continuar atuando com seriedade e sabendo que a cidade passa por dificuldades na saúde e educação, assim como em outros setores e independente de siglas partidárias estamos em uma organização muito bonita para que as coisas deem certo em São Roque”, afirmou o Vereador Alexandre Veterinário.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.