07/07/2017 às 15h41min - Atualizada em 07/07/2017 às 15h41min

Cresce o número de plataformas online para agendamento de consultas médicas

O serviço está crescendo e oferecendo muitas vantagens para pacientes, médicos e estabelecimentos de saúde. Comodidade e praticidade são os principais benefícios, mas melhor gestão, redução de custos e aumento na produtividade também são fatores favorávei

Da Redação Fotos: divulgação
Da Redação Fotos: divulgação

Agendar consultas em hospitais e consultórios pessoalmente ou pelo telefone pode ser trabalhoso. Um dos serviços que tem crescido com o aperfeiçoamento da tecnologia é o de plataformas online para agendamento de consultas médicas. Diversos sites e aplicativos, como o Beep Saúde, oferecem esse trabalho online. Só para dispositivos móveis, celulares e tablets, pode-se encontrar pelo menos sete apps de consultas médicas no Brasil, com cerca de 6 mil médicos cadastrados.

 

O serviço está crescendo e oferecendo muitas vantagens para pacientes, médicos e estabelecimentos de saúde. Comodidade e praticidade são os principais benefícios, mas melhor gestão, redução de custos e aumento na produtividade também são fatores favoráveis à nova tecnologia.

 

O agendamento online normalmente informa os médicos disponíveis em um raio de 10 quilômetros. Após escolher o especialista, o paciente tem acesso às informações do médico, ao preço da consulta, à distância do local de atendimento e o tempo estimado da chegada do médico, no caso de atendimento domiciliar. Os aplicativos de celular funcionam como os apps de táxi ou de carona, mas o paciente escolhe o médico.

 

 

 

Pacientes satisfeitos

 

Só de pensar na marcação das consultas, um paciente pode deixar de ir ao médico. Tradicionalmente, é preciso procurar um especialista num catálogo, ligar para a atendente, conferir os dias e horários disponíveis, comparar com a agenda do paciente e então fazer a marcação. O tempo médio para a realização deste procedimento é de 14 minutos.

 

Num site ou aplicativo de marcação de consultas online, o paciente busca pelo especialista mais perto, tem acesso imediato aos horários disponíveis e faz, ele mesmo, a marcação. O tempo gasto com o procedimento via computador ou celular cai para 2 minutos.

 

Além da economia de tempo, a tecnologia ganha em outro aspecto. A central de marcação online funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Em um consultório particular, o agendamento precisa ser feito no horário comercial, pessoalmente ou pelo telefone. Então aparece mais uma vantagem: poder marcar consultas a qualquer hora e em qualquer lugar. Vários serviços de agendamento são gratuitos.

 

Menos custos, mais produtividade

 

Passando por uma crise no número de pacientes e de associados, consultórios particulares e planos de saúde estão em constante busca de meios de reduzir custos, sem prejudicar a qualidade. O agendamento online é uma alternativa que pode auxiliar no corte de gastos, uma vez que manter um call center em operação é dispendioso e nem sempre eficaz.

 

Em consultórios pequenos, em que um funcionário faz marcações de consultas por telefone e pessoalmente, a produtividade deste profissional pode ser aumentada, já que o volume de chamadas telefônicas e de marcações presenciais tendem a diminuir, deixando o secretário livre para realizar outras tarefas administrativas.

 

Os médicos que atendem pelos serviços de marcação online são informados sobre as atividades do dia por meio de notificações. Podem manter suas agendas automaticamente atualizadas e têm controle sobre os pagamentos que têm a receber, relativos a cada uma das consultas prestadas.

 

Um atendimento prestado com comodidade, rapidez e praticidade melhora a imagem que o paciente tem do médico e do serviço como um todo, abrindo caminho para a fidelização e para a atração de novos pacientes.


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