09/06/2017 às 13h56min - Atualizada em 09/06/2017 às 13h56min

São Roque deve ter esgoto tratado até setembro

- Foto: divulgação
- Foto: divulgação

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto de São Roque) deve entrar em operação em até 90 dias, segundo informações da Prefeitura de São Roque. A notícia foi dada pelo diretor de Sistemas Regionais da SABESP, Luiz Paulo de Almeida, durante evento realizado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, quando cerca de 10 mil alevinos, peixes recém-nascidos, no rio Sorocaba, que passa pela cidade Laranjal Paulista, em ação que contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin Prefeito de São Roque Claudio Góes.

“Recebo uma grande notícia para São Roque, pois a partir da inauguração da ETE, passaremos a ter cerca de 63% de nosso esgoto tratado e, com as outras obras em andamento, chegaremos aos 90%, melhorando a qualidade de vida e saúde da população”, afirmou o prefeito são-roquense

A estação de tratamento principal, localizada na região do Guaçu teve um investimento de 62 milhões, enquanto que a ETE do Bairro do Carmo, com investimento de R$ 504 mil, está concluída, operando em fase de testes e analise. Ambas tem prazo de até 90 dias para entrar em operação, porém existem expectativas de que as estações entrem em operação antes deste prazo, em agosto.

A estação é uma promessa antiga que teve início na década de 90, com o primeiro contrato firmado com a empresa Araguaia. O contrato foi rescindido na época, deixando a obra parada até 2012, quando os trabalhos foram retomados sob novas diretrizes. A estação deveria ter sido concluída ainda em 2016, entretanto as obras se estenderam e agora chegam muito perto de serem entregues a cidade de São Roque.

Segundo José Cicero de Sá, Gerente do Setor de São Roque da Sabesp, as duas ETS devem ser inauguradas no mesmo dia, sendo que a ETE do Bairro do Carmo já está em funcionamento em caráter de teste. Com o funcionamento destes dois empreendimentos cerca de 63% do esgoto de São Roque será tratado, sendo que este percentual será elevado gradativamente até aproximadamente 75%.

Uma segunda obra deve ser licitada até o final do ano, para a construção de uma estação elevatória que irá levar o esgoto de regiões dos bairros Parque Aliança e Goianã, sendo que quando esta obra estiver concluída cerca de 90% do esgoto da cidade estará sendo tratado. O último estagio será a de obras para tratar o esgoto de bairros mais afastados como Mombaça e Pavão, onde estudos já estão sendo feitos.

As obras devem trazer grandes ganhos para a cidade. “Será uma melhora sem precedentes na qualidade de vida da população e também do meio ambiente, onde as melhorias também serão sentidas de forma perceptiva logo nos primeiros meses de trabalho das estações de tratamento. Acredito que será um momento histórico para São Roque”, afirma conclui Cícero.

Entre 2011 e 2017, a Sabesp investiu R$ 233 milhões em cerca de 30 obras, que evitam o descarte de 14 mil toneladas por ano de esgoto in natura em rios como Sorocaba, Piracicaba e Tietê. Essa ação melhora a qualidade das águas e têm consequências diretas na fauna, flora e na saúde da população.

“Estamos comemorando o Dia do Meio Ambiente, com três importantes iniciativas. A primeira é tratar o esgoto e despoluir os nossos rios. Nós entregamos 27 estações novas e quatro estão em obras. 31 estações de esgoto só aqui na região de Sorocaba e do Médio Tiete. Em todo o Estado, 113 estações de tratamento. A segunda medida é mata ciliar. Nós precisamos recompor as matas ciliares na beira dos rios e proteger as nascentes. Nossa meta é 8 milhões de mudas nativas. Só aqui na região, a Sabesp plantou 90 mil”, explicou o governador durante o evento em Laranjal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.