02/06/2017 às 20h41min - Atualizada em 02/06/2017 às 20h41min

CAMINHAR, CORRER, DANÇAR, JOGAR...

Como anda a saúde de seus pés?

Martha Mello - Jornal da Economia
Martha Mello - Jornal da Economia


                                                                       Andressa M. Cerqueira

 

Responsáveis pela sustentação e ajuste postural do nosso corpo, os pés geralmente são negligenciados até que manifestem dor. Eles são estruturas essenciais do aparelho locomotor, objeto de estudo da Professora Andressa M. Cerqueira, da Universidade Anhembi Morumbi, que está instalando em São Roque após um período de estudos na Europa, o modelo de Atendimento Clínico dos Pés que há 3 anos atende crianças e atletas na cidade de Santos.

"As desordens do apoio plantar geram, frequentemente, alterações como; esporão, fascite, tendinites, metatarsalgias, neuromas, fraturas por estresse e em segmentos adjacentes; instabilidade do tornozelo e joelho, dentre outras. O corpo possui a capacidade de se adaptar, é um sistema compensatório, mas em algum momento, este sistema pode sofrer lesões se for sobrecarregado", afirma Andressa.

Segundo a Podologista, os pés não podem ser avaliados isoladamente: " A compreensão da globalidade corporal permite que as intervenções sejam assertivas, visando o mecanismo de desordem e não apenas o segmento onde há lesão", comenta

A escolha dos calçados é um elemento importante na prevenção de lesões e merece atenção especial, pois podem comprometer o desenvolvimento das crianças e gerar lesões nos esportistas e pacientes.

"As crianças com autonomia no caminhar necessitam de proteção. Os calçados devem ser confortáveis, mas não demasiado flexíveis, a sola e entressola  devem ser retas, o chamado Drop 0.  Os saltos devem ser evitados, pois prejudicam os pés em  desenvolvimento. Nos adultos a palavra de ordem para os calçados é estabilidade. Não há consenso entre os especialistas sobre os calçados minimalistas, mas mediante pesquisas observa-se que o conforto, as especificidades do esporte praticado e as características do atleta estabelecerão critérios importantes na escolha do calçado", afirma a podologista.

Com o crescente movimento esportivo, aumentou a procura por informações sobre palmilhas e análises sobre o tipo de pisada. O que se houve popularmente em relação ao apoio plantar, como a pronação e supinação, não são por si sós, patológicas. A marcha normal precisa de momentos pronatórios para amortecimento e adaptação do pé ao solo, ao passo que a supinação auxiliará na estabilidade necessária para a propulsão ou despegue.

É uma questão de forças; do controle das forças de  reação do solo , distribuição de massa e do tempo de contato durante a marcha. Somente uma avaliação minuciosa definirá alterações patológicas que necessitem de intervenção.

"A Avaliação Biome-cânica e Postural compreende a análise da amplitude de movimento articular, força e resistência muscular, aspectos proprioceptivos(...), a Baropo-dometria fornece ao profissional informações importantes sobre, mas deve ser realizada neste contexto clínico. Sua prática em tendas esportivas com intuito de comercializar calçados é proibida em muitos países", completa Andressa.

Andressa M. Cerqueira é Podologista, Professora na Universidade Anhembi Morumbi. Pós-graduada em Desporto pela Universidad Complutense de Madri e pela Universidade de Barcelona. Conta também com atualização em Podopedriatria pelo ICP-Brasil, além de Mobilização e Manipulação Articular os Membros Inferiores pelo ICP (Portugal) e Reprogramação Postural -Kinseikyo pela OKYU (Espanha).

Atende no consultório da Dra. Laiz Belmonte. Que fica na  Av. Três de Maio, 336 - São Roque/SP, Tel. 11 4712.9433 /  11 4712.7229

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.