29/05/2017 às 13h43min - Atualizada em 29/05/2017 às 13h43min

Exposição e competição de gatos em Sorocaba terá inúmeras raças e muita informação

Fofura e muitas novidades serão apresentadas na 1ª Expo Gatos Sorocaba, organizada pela Amacoon; o evento, gratuito e filantrópico, reunirá aproximadamente 200 animais

O jeito todo especial de agir dos gatos poderá ser desmistificado durante a 1ª Expo Gatos Sorocaba, organizada pela Amacoon - Associação Maine Coon no Brasil, que acontecerá nos dias 3 e 4 de junho, das 10h às 18h, no hotel Golden Park Sorocaba, localizado na Rodovia SP75 (Castelinho)  - KM 2.6 sentido Sul, S/N, Iporanga. Serão aproximadamente 200 bichanos que participarão das competições de beleza, além de workshops gratuitos sobre assuntos relacionados ao mundo felino com especialistas na área e feira de adoção de gatinhos. O evento, aberto ao público, também será beneficente em prol à Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados (AATAN) e à Fundação Alexandra Schlumberger (FAS). 

“O evento foi idealizado para que os interessados possam trocar experiências e entenderem mais sobre saúde e comportamento dos felinos”, explica Hugo Cavalheiro, Presidente da Amacoon. Inclusive, o hotel escolhido é Pet Friendly, onde os hóspedes podem se acomodar junto aos seus bichos de estimação. 

Os visitantes terão contato com as diversas raças presentes e suas peculiaridades. Além de conhecer todos os detalhes de como é a dinâmica de uma competição internacional. Ao todo, 13 raças serão avaliadas: Persa; Maine Coon; Oriental de pelo curto; Exótico; British Short Hair; Ragdoll; Sphynx; Bengal; Siberiano; Selkirk Rex de pelo curto; Neva Masquerade; Abissínio e Doméstico. “Os gatos domésticos, sem raça definida, também terão destaque no evento. Eles são escolhidos por detalhes que fogem do convencional, como traços marcantes e docilidade”, afirma Hugo. 

A competição internacional, que acontecerá pela primeira vez em Sorocaba, é uma etapa do Campeonato Brasileiro FIFe de Gatos de Raça e os vencedores poderão ser classificados para a etapa mundial. “Sorocaba cresce cada vez mais e foi escolhida, principalmente, pela localização”, esclarece. 

O evento contará com a presença de três juízes gabaritados internacionalmente: Gerardo Fraga y Guzman (Espanha); Alejandra Ayala (Argentina) e Andrea Valete Machado (Brasil). Eles serão responsáveis por avaliar a Melhor Classe; Melhor da Cor; Melhor da Raça; Melhor da Categoria e o campeão entre todos. “Os melhores serão premiados com troféus e ração”, esclarece o organizador. 

A oportunidade de conhecer mais sobre o mundo dos gatos poderá ser conferida por lojistas, veterinários, criadores, proprietários e curiosos. Entre os destaques está a gata Daruma Mika, da raça Exótico, escolhida a melhor fêmea do mundo em sua categoria, no Campeonato Mundial de 2016, em Vienna, na Áustria, no World Cat Show 2016. “O trabalho de um criador é de aperfeiçoamento da raça; buscamos melhorias. É uma competição que premia padrão”, explica o criador, Alex Martins. 

Mariana Rocha, Coordenadora de Marketing do Canal Criador da Royal Canin Brasil – patrocinadora da associação -ressalta que é de extrema importância fazer parte de um evento como esse, que visa compartilhar conhecimento com um público cada vez mais interessado em conhecer as especificidades e características dos felinos. “Além da parceria com os criadores, nossa preocupação é entregar sempre um alimento com a melhor resposta nutricional para cada raça, idade e necessidades específicas dos gatos”.

A Royal Canin, marca da Mars que é referência em Nutrição Saúde para gatos e cães, é patrocinadora do evento e terá um stand no local. Nele, os visitantes poderão conhecer as novidades no portfólio de felinos da marca, além de ser um ponto de atendimento para os criadores e visitantes da exposição. A empresa é a única do mercado a oferecer uma solução nutricional precisa às necessidades dos felinos dessa raça, com fórmula exclusiva para suporte à função cardíaca, auxílio aos ossos e articulações, saúde da pele e beleza da pelagem, além de um croquete adaptado à sua mandíbula.

‘Papo de Gato’

Durante os dois dias, estão programados palestras e workshops denominados “Papo de Gato” que terão a “missão” de orientar e esclarecer dúvidas sobre os felinos de maneira descontraída e com linguagem acessível. 

Posse responsável; enfoque sobre as raças; saúde; alimentação; banho e tosa; brinquedos, entre outros temas, poderão ser conferidos pelos visitantes no evento. “Serão conversas rápidas que têm como propósito melhorar a qualidade de vida dos gatos e seus tutores”, completa Hugo. 

Doação
A Aatan Sorocaba estará presente nos dias do evento com feiras de adoção. Já a FAS participará por meio de palestras e workshops gratuitos. 

O evento tem entrada gratuita, mas as pessoas podem doar sachê ou lata de alimento para gatos. “Pedimos essa colaboração, principalmente, para ajudar na hora em que os animais são resgatados das ruas e precisam de um alimento que eles comam de forma mais rápida. Além disso, o prazo de validade desses produtos é maior”, finaliza Cavalheiro. 

Serviço:
1ª Expo Gatos Amacoon 2017
Dias: 3 e 4 de junho
Horário: das 10h às 18h
Entrada: gratuita
Local: Hotel Golden Park Sorocaba
Endereço: Rodovia Senador José Ermírio de Moraes - KM 2.6 A, S/N, Iporanga


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.