29/05/2017 às 10h42min - Atualizada em 29/05/2017 às 10h42min

Como se preparar para o Enem 2017

O ENEM é uma das provas mais importantes do país e permite que os estudantes consigam entrar em universidades públicas de acordo com a nota que obtiverem, além de ter descontos em instituições privadas e bolsas parciais e integrais. Neste ano, as provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro. Com poucos meses para se preparar, é importante aproveitar o tempo da melhor forma possível.

No primeiro dia, o candidato resolve 45 questões sobre Ciências Humanas e Suas Tecnologias, 45 sobre Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e faz uma redação dissertativa. Já no segundo dia, as áreas do conhecimento exigidas são Matemática, Códigos e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, ambas com o mesmo número de questões do primeiro dia. Ou seja, no total são 180 questões mais uma redação dissertativa, contando os dois dias de prova.

Como a prova é complexa e desgastante, seguem algumas dicas para você se preparar:

Seja disciplinado e organizado

O Enem exige um grande leque de conhecimentos, tanto gerais quanto específicos. Se você deseja chegar ao exame bem preparado, tenha disciplina e organização nos estudos. Aproveite o tempo da melhor forma possível, de modo que os momentos de concentração sejam produtivos. Ou seja, não adianta você virar noites. É necessário descansar a mente para aprender de forma efetiva. Portanto, inclua pausas durante seu estudo.

Não peque pelo excesso. Se você não está acostumado a estudar durante muitas horas, comece aos poucos e aumente gradativamente o tempo de dedicação por dia.

Resolva provas anteriores e faça simulados

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga todo ano as provas e os gabaritos do Enem. Utilize isso a seu favor para treinar os seus conhecimentos e o conteúdo exigido pelo exame. Com a prática, você será capaz de detectar alguns padrões e o estilo das provas, bem como reforçar assuntos em que está com dificuldade. Na internet também é possível encontrar vários simulados com questões do Enem e resoluções comentadas por cursinhos preparatórios.

Leia e escreva muito

A base de uma boa interpretação de texto é a leitura. A prova do Enem é interdisciplinar e cobra o conhecimento de muitos assuntos atuais. Portanto, leia diariamente jornais, revistas e esteja por dentro de todas as transformações políticas, econômicas e culturais pelas quais o mundo passou e está passando. Munido dessas informações, escreva textos para treinar a organização de ideias e a argumentação de temas polêmicos e que estão em alta. Produzir redações mensalmente é fundamental para lapidar a escrita.

Também atente-se a aspectos específicos do exame. As redações, por exemplo, exigem que o candidato, no final do texto, ofereça uma solução plausível para o problema proposto, o que demanda bons argumentos e capacidade de levantar causas ou consequências.

Use ferramentas digitais

A internet democratizou a informação. O estudante deve utilizar os benefícios e as ferramentas trazidos pelo ambiente digital ao seu favor. Você pode fazer simulados, usar as redes sociais para resolver exercícios em grupos de discussão para esse fim, baixar aplicativos para organizar seu cronograma de estudos, assistir a videoaulas sobre assuntos cobrados pelos vestibulares e pelo Enem. O YouTube Edu, por exemplo, é uma plataforma feita em parceria com a Fundação Lemann e tem milhares de vídeos educacionais sobre disciplinas do Ensino Médio.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.