25/05/2017 às 10h30min - Atualizada em 25/05/2017 às 10h30min

Além do capacete de ciclismo, outras medidas de segurança são importantes na hora de pedalar

Embora não seja obrigatório para os ciclistas, essa peça é sinônimo de prevenção e tem utilidade em caso de manobras arriscadas.

O capacete de ciclismo é um item extremamente importante para a segurança de quem pedala. Ele tem a função de proteger a cabeça durante uma eventual queda, acidente e até mesmo das árvores e outros obstáculos comuns em trilhas.

Embora não seja obrigatório para os ciclistas, essa peça é sinônimo de prevenção e tem utilidade em caso de manobras arriscadas.

Para quem está começando a pedalar, o capacete é bastante necessário. Na fase inicial, a pessoa ainda não tem muitas habilidades sobre duas rodas e pode ter dificuldades para se equilibrar ou ultrapassar obstáculos. O capacete não evita acidentes, mas diminui as chances de traumatismo craniano e outros danos sérios à cabeça.

Você pode encontrar capacete de ciclismo, de trilha e outros acessórios para pedalar em lojas especializadas. A MX Bikes, por exemplo, é uma empresa focada nesse segmento e vende produtos de qualidade, incluindo equipamentos, acessórios, peças, roupas de ciclismo e ferramentas para manutenção da bicicleta. A loja oferece entrega segura, preços acessíveis e atendimento eficiente aos clientes.

Agora que você já sabe onde é possível encontrar os produtos certos para pedalar, vamos voltar às dicas de segurança. Além do capacete de ciclismo, outras peças trazem mais conforto e prevenção para a sua pedalada. Confira:

As luvas são úteis para evitar que as mãos fiquem irritadas pelo uso contínuo da manopla. Ela também protege contra eventuais quedas e ainda aquecem em caso de dias frios. Os óculos são importantes para proteger os olhos de poeira e outras partículas que podem entrar nos olhos, criando uma sensação desagradável e prejudicial para o ciclista.

As sapatilhas também são fundamentais para ajudar na eficiência sobre a bike e proporcionar mais conforto aos pés. Evite pedalar de chinelos ou sandálias porque os pés ficam mais expostos e isso pode resultar em machucados caso haja alguma queda no caminho.

Outras recomendações de segurança:


Pedale em grupo: se você vai percorrer percursos complicados, como trilhas ou estradas com pouca iluminação, prefira andar em grupo. Com mais pessoas, é possível obter dicas dos mais experientes, orientações sobre o caminho e ter mais visibilidade.

Use roupas certas: no período da noite, use roupas com tiras reflexivas que se iluminam com a luz. Essa dica garante mais segurança e faz com que os motoristas dos carros enxerguem melhor os ciclistas.

Não use fones de ouvido: evite ouvir músicas enquanto pedala. É importante estar atento ao que acontece ao seu redor e ouvir sons de carros, buzinas, ambulâncias, voz das pessoas etc.

Respeite sempre as faixas para ciclista e os sinais de trânsito: lembre-se de pedalar pela faixa da direita para que o motorista do carro possa te enxergar, não fure sinais e utilize as mãos para sinalizar o que pretende fazer. Outra recomendação é não pedalar na contramão e não utilizar as calçadas.  

Cuidados em esquinas: tenha cuidado especial em esquinas sem sinalização e muito movimentadas. Antes de seguir, certifique-se de que não há nenhum carro no caminho.

Estude as regras: conheça as regras do Código de Trânsito Brasileiro e tenha atenção aos direitos e deveres relacionados aos ciclistas.

Reforçando o uso do capacete de cilismo

O capacete de cisclismo é tão importante, que caso você não tome os cuidados levantados nas recomendações de segurança anteriores, negligencie ou esqueça, é esse equipamento que irá proteger a sua integridade física e psicológica.

Vale lembrar também que o capacete de trilha deve possuir uma ótima qualidade para aguentar impactos e resistir aos intemperismos químicos, que atuam com mais força em ambientes mais naturais.

 

 

                      


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.