23/05/2017 às 11h19min - Atualizada em 23/05/2017 às 11h19min

APAS Show arrecada 44 toneladas de alimentos e recicla 220 mil quilos de material

Edição de 2017 conseguiu reduzir em 30% quantidade de caçambas de rejeitos descartados em comparação a 2016

A edição de 2017 da APAS Show, maior evento supermercadista do mundo, arrecadou 21.300 kg de alimentos, que, somados aos 23.660 kg arrecadados durante os Eventos de Lançamento realizados nas Regionais e Distritais da APAS (Associação Paulista de Supermercados), chegam a 44.960 kg em doações, o que beneficiará 32 entidades e mais de 34 mil pessoas.

 

Algumas empresas expositoras de bebidas alcóolicas e serviços também participaram da Ação de Arrecadação e fizeram a doação de 36 cestas básicas.

 

“Estamos muito felizes com o resultado final da Ação de Arrecadação. Superamos os números do ano passado e o objetivo é sempre ajudar mais e mais famílias carentes”, comemora Esther Gonçalves, diretora de Responsabilidade Social da APAS.

 

A 33ª edição da APAS Show também teve mais um motivo para comemorar: o evento de 2017, por meio da Gestão dos Resíduos, realizada pela Eccaplan, reduziu em 30% a quantidade de caçambas de rejeitos descartados em comparação ao ano passado. Ao todo, foram reciclados 219.793 kg de materiais, como por exemplo, alumínio, plástico, papelão, retalhos de lona e madeira, que foram destinados à Coop-Reciclável, Cooperativa de Catadores de Materiais, e resultaram no reaproveitamento de 68% dos descartes.

 

De 2016 para 2017, o número de caçambas caiu de 41 para 29. A APAS Show desse ano ainda registrou aumento de 125% do número de caçambas de madeira (de 12 para 27).

 

“Todos os materiais potencialmente recicláveis foram pré-triados e destinados à cooperativa. Durante os quatro dias de APAS Show foram reaproveitados quase 220 quilos de material reciclável”, explica Pedro Celso Gonçalves, presidente da APAS.

 

As emissões de gases estufa do evento, 72,64 ton CO2eq, foram compensadas por meio do Programa Evento Neutro, com apoio financeiro aos projetos ambientais brasileiros certificados e auditados: Ecomapuá Amazon (REDD) e Cerâmicas Lara. A APAS Show também recebeu o Selo Sou Resíduo Zero.

 

Entre as principais ações de engajamento desenvolvidas para a edição de 2017, destacam-se o contato via e-mail e telefone com 400 expositores, retorno por e-mail de aproximadamente 15% dos expositores, conversa com expositores e montadoras sobre materiais que seriam descartados, além da obrigatoriedade de a montadora levar as peças grandes de madeira.

 

“Também tivemos reuniões com os responsáveis pelos estandes sobre a Central de Compostagem, conscientizando sobre a separação correta dos materiais orgânicos, e apresentamos o projeto de triagem e materiais potencialmente recicláveis aos expositores, além de lixeiras identificadas e distribuídas por todo o espaço”, destacou Alessandro Ibiapina, diretor de Sustentabilidade da APAS.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.