22/05/2017 às 10h43min - Atualizada em 22/05/2017 às 10h43min

BuZum! encerra itinerância do espetáculo Mamulengo com sessões especiais em Mairinque e Cotia

- Foto: divulgação
- Foto: divulgação

O Ministério da Cultura e o Instituto CCR levam a 17 cidades do interior paulista o espetáculo Mamulengo, nova criação do projeto BuZum!, companhia de teatro de bonecos sobre rodas que circula por todo o Brasil levando a magia do palco para alunos de escolas públicas. Com o patrocínio da CCR ViaOeste, entre 03 de abril e 25 de maio, o BuZum! apresenta 245 sessões gratuitas da peça que explora a cultura popular por meio de bonecos criados por mestres tradicionais de Pernambuco. A itinerância será encerrada com apresentações especiais em Mairinque, dia 24 de maio, em frente à EM Prof. Horácio Ribeiro; e em Cotia, dia 25, na EM José Manoel de Oliveira.

Com expectativa de atender cerca de 12.250 crianças e professores da rede pública de ensino, as sessões do BuZum! são apresentadas pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet. O Instituto CCR é uma entidade privada sem fins lucrativos, criada em 2014 para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de 10 anos pela empresa, por meio das concessionárias do Grupo CCR, como a CCR ViaOeste.

Sergio Ribeiro, gestor de Comunicação e Relações Institucionais da CCR ViaOeste, destaca que o Buzum! é um dos principais projetos culturais apoiados pela concessionária na Região Oeste. “Por meio dele, conteúdos diferenciados são oferecidos ao público de forma lúdica e com profundo poder de transformação social. Acreditamos que, assim, conseguimos contribuir com o desenvolvimento das comunidades em que a concessionária está inserida”, explica Sergio.

O enredo de Mamulengo envolve uma aventura de dois amigos em pleno carnaval pernambucano e mostra as diversas vertentes tradicionais nordestinas. João cai num poço e sua amiga Joana precisa salvá-lo. Para isso, ela conta com a ajuda de um papagaio e de diversos personagens típicos da cultura popular presentes no carnaval nordestino, como caboclinho, maracatu, cavalo marinho e frevo. Os mais de 40 bonecos utilizados no espetáculo são mamulengos confeccionados por mamulengueiros de Glória de Goitá de Pernambuco, cidade da zona da mata de Pernambuco, conhecida como a "Capital do Mamulengo".

Com texto de Beto Andreetta e direção de Wanderley Piras, o espetáculo também mostra crianças de universos distintos que se encontram e exploram a cultura popular juntos. Enquanto uma criança é mais voltada à tecnologia e brinca com um ‘smartphone’, a outra tem uma mala com um ‘segredo’. Elas iniciam uma conversa e começam a interagir e compartilhar suas culturas. João, neto de um mamulengueiro, mostra que dentro de sua mala há um boneco, gerando curiosidade em sua amiga, e, a partir daí, a história se desenrola.

BuZum! em 6 anos

Em setembro de 2016, o BuZum! completou seis anos de existência com números expressivos e motivos de sobra para comemorar: são mais de 200 mil quilômetros rodados para realizar 7.500 apresentações a 400 mil espectadores em 1.000 escolas públicas de 250 cidades em nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

MAIRINQUE

Dia 24 de maio (quarta-feira)

EM Prof. Horácio Ribeiro

Av. Brasil/Japão, 2500 - Setúbal

Horários: 9h | 9h40 | 10h20 | 11h | 13h30 | 14h | 14h30

COTIA

Dia 25 de maio (quinta-feira)

EM José Manoel de Oliveira

Estrada da Capelinha, 8917 - Capelinha

Horários: 9h | 9h40 | 10h20 | 11h | 13h30 | 14h | 14h30

Classificação: Livre

Capacidade: 50 pessoas por sessão


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.