14/05/2017 às 21h03min - Atualizada em 14/05/2017 às 21h03min

Novas startups despontam no cenário do empreendedorismo

Para Rodrigo Mendes, diretor de Inovação do Parque Tecnológico de Sorocaba, projetos inscritos no primeiro edital do ano da incubadora Hubiz apresentaram grande qualidade, e selecionadas têm muito potencial de inovação.

Das 15 startups inscritas no primeiro edital de seleção do ano do Parque Tecnológico de Sorocaba, nove foram escolhidas para ingressar na Hubiz, incubadora do PTS. As startups selecionadas foram a “Agrifour”, “Produtos para Estomizados”, “Abútua Tecnologia”, “Rhoe Performance Intelligence Solution”, “Gas Grid – Gás e Energia S.A.”, “Fair Enough”, “GR A. Publicidade e Comunicação”, “Plape”, e “T Maps”. As startups são provenientes de 10 cidades, dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Maranhão.

 

Para Rodrido Mendes, diretor de inovação do PTS, o número de inscritas no edital de seleção da Hubiz foi bom e reflete o crescente interesse de empreendedores pela região de Sorocaba e pela infraestrutura oferecida pelo Parque. “Os projetos inscritos foram muito qualificados. Temos startups ingressantes com alto grau de inovação”, salienta.

 

O principal objetivo de um Parque Tecnológico é a geração de empresas de base tecnológica e alta competitividade, que geram empregos qualificados e retorno de impostos para a sociedade. Segundo Mendes, para cada R$ 1 real investido na incubadora, só as empresas graduadas devolvem R$ 10,00 para a prefeitura. “Isso prova que as atividades desenvolvidas pelo PTS, o apoio a startups e empreendedores inovadores só traz benefícios para a cidade e para a região”, pontua Mendes.

 

Apoio - As novas empresas incubadas da Hubiz contarão com apoio para modelagem e planejamento de negócios; desenvolvimento tecnológico; estratégica de marketing e vendas; mercado e finanças; e difusão da cultura empreendedora. As selecionadas para incubação receberão consultorias, assessorias, palestras e workshops.

 

Uma das startups que se destaca é a Plape, empresa de Santa Catarina que desenvolveu uma plataforma de inteligência artificial para análise de dados educacionais, na qual ajudam os gestores de instituição de ensino superior na tomada de decisões.

 

“No início dos trabalhos nossa equipe vai até a instituição de ensino, conhece seus gestores, sua equipe e seus sistemas acadêmicos. Juntos, analisamos cuidadosamente os planos da instituição, seus objetivos e metas. Então definimos como a inteligência artificial, através do Plape, pode ser útil”, detalha o empreendedor Yuri Matelli Calazans Luz, CEO da empresa. Yuri conta que escolheu o Parque Tecnológico de Sorocaba pela infraestrutura do local e pelo mercado de educação superior.

 

Empreendimentos de sucesso – Algumas startups que foram incubadas no Parque Tecnológico de Sorocaba alcançaram resultados surpreendentes. Uma delas é a One Sports.

 

Com menos de cinco anos de existência, a empresa conseguiu a façanha de ser a única sul americana escolhida para participar do Sports Tank, evento do megagrupo esportivo norte-americano TPG Sports, da Carolina do Norte. A finalidade do evento, que selecionou apenas dez empresas do mundo inteiro dentre centenas e inscritas, é aproximar empresas de tecnologia esportiva a investidores e executivos do mercado.

 

Este, no entanto, não é o único feito da One Sports. Em dezembro passado, a empresa participou de um treinamento para empresas inovadoras de base tecnológica em Londres, totalmente financiada pela Academia Real de Engenharia da Inglaterra.

 

Rodrigo Mendes conta que vem acompanhando todo o processo de desenvolvimento da One Sports. “Essa empresa confirma o potencial que enxergamos nos empreendedores quando selecionamos para que recebam o apoio da Hubiz, incubadora do PTS”, diz.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.