07/05/2017 às 21h51min - Atualizada em 07/05/2017 às 21h51min

Como organizar sua geladeira de forma prática e eficiente

A geladeira é a estrela da cozinha: milhões de lares contam com este importante eletrodoméstico, cada vez mais moderno e sofisticado.

A geladeira é a estrela da cozinha: milhões de lares contam com este importante eletrodoméstico, cada vez mais moderno e sofisticado. As marcas mais conceituadas do mercado têm lançado aparelhos multifuncionais, desenvolvidos com tecnologia de ponta. Responsável por manter os alimentos na temperatura certa, armazenando-os em compartimentos, a geladeira precisa de uma organização meticulosa para evitar desperdícios e  contaminação.

 

Os alimentos passam por vários lugares até chegar na sua cozinha e é preciso ter atenção redobrada na arrumação e na conservação diária. Confira um guia completo para organizar sua geladeira de forma simples e correta.

6 dicas para manter sua geladeira sempre em ordem Atenção com ovos e laticínios

 

Para conservar bem os laticínios, acondicione-os na prateleira intermediária ou no compartimento superior. Estes alimentos têm data de validade curta e estragam com facilidade caso não sejam consumidos dentro do prazo. Manteigas, margarina e queijos devem ficar no porta-laticínios.

 

Você sabia que a melhor de conservar os ovos é deixando-os na caixa original, à temperatura ambiente? Lave-os somente antes de cozinhar e evite colocá-los para resfriar!

 

Creme de leite, iogurte e leite devem ser alocados na parte superior da geladeira, que é a parte mais fria do interior do eletrodoméstico.Antes de colocar iogurtes e bebidas lácteas para refrigerar, arrume uma pilha com a data de validade mais próxima no topo.

Frutas, legumes e verduras sempre frescos

 

Após fazer as compras do hortifruti, verifique se a gaveta de vegetais está limpa e livre de resíduos (caules, folhas etc.). Para manter tudo fresquinho até o momento do consumo, não lave as folhas nem as frutas: é preciso mantê-las em sacos plásticos fechados com um nó frouxo para impedir a proliferação de bactérias. Certifique-se de que não há água no compartimento antes de acomodar legumes e verduras.

 

Carnes bem acondicionadas

A carne jamais deve ir direto para a geladeira: a melhor forma de conservá-la é no freezer. Na hora de prepará-la, desça a carne para o refrigerador e coloque um prato embaixo para não deixar que gotas de sangue sujem o interior do equipamento, que podem contaminar outros alimentos com bactérias. Carnes cozidas devem ser envolvidas em papel alumínio e mantidas no congelador.

Sobras e embutidos

Acomode sobras de alimentos e embutidos nas prateleiras do meio: você visualiza facilmente o que sobrou do almoço e ao mesmo tempo conserva embutidos, que têm uma duração mais estendida. Mesmo assim, fique sempre de olho na data de validade.

Condimentos

Mostarda, ketchup, maionese, vinagre, geleias, temperos e conservam devem ser alocados na porta da geladeira.

Bebidas sempre geladinhas

Sucos industrializados, refrigerantes, bebidas alcoólicas e água mineral devem ser conservadas na porta da geladeira. Sucos naturais e água de coco devem ficar na prateleira superior, que é mais fria. Estes tipos de bebidas devem ser consumidos em pouco tempo e precisam ficar bem acondicionadas e ao alcance.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.