05/05/2017 às 15h51min - Atualizada em 05/05/2017 às 15h51min

Ciclovias em São Paulo impulsionam turismo

- Foto: divulgação
- Foto: divulgação

A bicicleta é uma alternativa de locomoção econômica e sustentável adotada por diversos países ao redor do mundo, como Holanda, Dinamarca, Colômbia e Canadá. Para que seja implementada de forma correta, no entanto, é necessário planejamento. Em São Paulo, o investimento nesse modal foi maciço nos últimos anos, o que fez com que muitas empresas de turismo passassem a oferecer passeios guiados sobre duas rodas pela cidade.

De acordo com levantamento feito pelo portal G1, a capital paulista possui a maior malha cicloviária do país, com 498,4 km de extensão, superando a meta de 400 km até o final de 2016. A conta ainda não inclui os 120 km de ciclofaixas de lazer abertas aos domingos e feriados para os moradores e turistas. Em seguida estão Rio de Janeiro (441,1 km), Brasília (420,1 km), Fortaleza (204,6 km) e Curitiba (204,2 km).

Com esse boom proporcionado pela expansão da malha cicloviária, as empresas de turismo passaram a oferecer diversos passeios e roteiros para as pessoas que visitam a cidade. Com a bicicleta, o turista tem uma vivência única. Pode interagir com as pessoas e com os espaços e descobrir lugares inusitados no meio do percurso.

Os pacotes turísticos que oferecem passeios de bike passam por pontos históricos e contam com opções de preço para todos os públicos. Uma alternativa gratuita é o Bike Tour SP, com grupos de até 10 pessoas, que são acompanhadas por dois monitores. O projeto empresta tanto as bicicletas quanto os equipamentos de segurança.

Acoplado ao capacete também há um dispositivo de áudio que transmite dados e curiosidades dos pontos culturais visitados, em português e inglês. O tour já levou 17.234 pessoas, arrecadou 25.440 kg de alimentos e apresentou 101 pontos turísticos.

De acordo com a agência online de viagens ViajaNet, a cidade de São Paulo é a mais vendida entre os destinos nacionais. Abril, maio e junho são os meses que possuem em seu histórico as passagens mais baratas. A média de preço é de R$ 555, já com as taxas incluídas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.