28/04/2017 às 17h02min - Atualizada em 28/04/2017 às 17h02min

Prefeitura anuncia reestruturação na Saúde Bucal Infantil

- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação

A Prefeitura, através da Secretaria da Saúde, destacou algumas alterações nos tratamentos de Saúde Bucal Infantil no município. Pensando em oferecer o serviço para todos, com qualidade e segurança, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) centralizará os atendimentos para crianças de 0 a 10 anos no local. O CEO está localizado na Rua Edson dos Santos Nunes, 600, Jardim Cruzeiro.

É importante destacar que o CEO permanece atendendo as especialidades e emergências, com a diferença que crianças de 0 a 6 anos podem se dirigir direto ao local, sem necessidade de encaminhamento de sua UBS de referência. As crianças de 6 a 10 anos, serão atendidas no Centro Odontológico Estudantil (Bem Me Quer), também não necessitam de encaminhamento da UBS de referência. Já as crianças com idade acima de 10 anos, devem procurar sua UBS de referência, ou seja, o posto de saúde do seu bairro, para receber o tratamento. Em casos de necessidade de tratamento especializado, as mesmas também serão encaminhadas ao CEO, para dar continuidade com um especialista.

“Optamos por retirar o atendimento odontológico das escolas municipais Profª Benedita Camargo Valencio e Profº Manoel Martins Villaça, ponderando justamente a segurança dos alunos. Apesar de todos os cuidados com higiene e limpeza, o ambiente escolar não está preparado para receber esses serviços, por isso decidimos centralizar no Centro de Especialidades Odontológicas”, destacou a Diretora de Especialidades Marcela Pompiani.

Outro fator importante que levou ao encerramento do atendimento nas escolas foi a falta de informações sobre o estado geral de saúde do aluno. “Identificamos que não havia dados satisfatórios sobre o estado geral da saúde do aluno, uma vez que não há elementos importantes como medicamentos em uso, histórico médico do paciente, entre outras informações que julgamos necessárias, uma vez que no atendimento odontológico são utilizados medicamentos como anestésicos, os quais interagem diferentemente em cada organismo, podendo causar alergias, e interações medicamentosas. Como não era de conhecimento do profissional tal informação, a prática poderia gerar uma emergência médica-odontológica”, finalizou Marcela.

CEO

O Centro de Especialidades Odontológicas é responsável pelo atendimento de atenção secundária em Saúde Bucal, ou seja, pelas ações com necessidade de diferenciação em recursos humanos e equipamentos. O CEO de Mairinque oferece serviço especializado de endodontia, cirurgias, periodontia, pediatria, serviço especializado à pessoas com necessidades especiais e atendimentos em prótese dentária.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.