18/04/2017 às 14h56min - Atualizada em 18/04/2017 às 14h56min

Alunos da rede estadual de Ibiúna encenam peça “Estação dos Sonhos”

O Centro Olímpico de Ibiúna recebe entre 22 e 24 de abril o espetáculo “Estação dos Sonhos”. A peça é uma continuação do projeto “[email protected] Adiante”, patrocinado em escolas da rede estadual da cidade pela Votorantim Energia, por meio do Instituto Votorantim.

Produzido pela Corpo InCena, “Estação dos Sonhos” é resultado de uma proposta iniciada em agosto do ano passado, com a participação de 34 alunos em oficinas teatrais gratuitas. Sete deles são remanescentes do “[email protected] Adiante”.

Os estudantes – com idades entre 13 e 19 anos - tiveram contato com profissionais de várias áreas, durante 102 horas de oficinas de música, maquiagem, figurino e dramaturgia, além das aulas de interpretação e exploração corporal.

A peça teatral entrelaça as três fases - Inferno, Purgatório e Paraíso - do livro “A Divina Comédia”, do poeta italiano de Dante Alighieri (1265–1321), mostrando os medos, inseguranças, sonhos e desejos dos atores em formação.

O texto é uma releitura livre e atualizada das dificuldades que o personagem principal da Divina Comédia teve que encarar até atingir seu objetivo final e os contratempos que os jovens das escolas estaduais Professora Laurinda Vieira Pinto, Roque Bastos, Dona Olimpia Falci e Maria Angerami Scalamandré enfrentam para se apoderarem de suas identidades.

“Os alunos estão eufóricos. Trocam mensagens entre si sobre as pesquisas que estão realizando sobre seus figurinos; sobre em que ponto estão no processo de decorar o texto; em que dias poderiam se encontrar para melhorar o encadeamento de uma música. Para a maioria, é uma grande oportunidade de sentirem-se empoderados”, comenta a diretora da peça, Sandra Bebeto.

Segundo ela, a repercussão do trabalho desenvolvido em 2014 foi grande na cidade. “Uma pedagoga de 21 anos, apaixonada por teatro, pediu insistentemente para fazer parte do projeto, alegando que a cidade tem poucas opções na área cultural. Descobrimos que ela tem um potencial especial e natural para o canto e estamos, dentro do processo de montagem da peça, abrindo um espaço para ela se expressar através dessa arte”, conta.

A diretora revela que o contato com diferentes profissionais do fazer teatral foi fundamental para os jovens. “Percebemos que há um grupo de jovens com ‘sede’ por novas linguagens. Presenciamos várias situações que mostraram os estudantes interessados e felizes em participar. Essa foi a primeira experiência teatral para alguns”, conta Sandra, que citou o interesse de oito alunos em seguir carreira artística, em funções variadas como ator, design de moda, figurinista, músico, modelo e cantora.

Para Daniela Gerdenits, consultora de Responsabilidade Social da Votorantim Energia, apoiar ações como essa trazem benefícios para a vida dos estudantes. “O projeto aborda temas sensíveis aos jovens, de maneira sincera, utilizando o teatro como uma oportunidade para o aluno ganhar confiança, se expressar e se conhecer melhor. As apresentações também reforçam os laços da comunidade, que se vê representada por esses jovens no palco. ”, comentou.

Após as apresentações no Centro Olímpico, serão promovidos mais seis encontros com grupos específicos de alunos e reuniões para avaliação do processo junto com os estudantes.

Serviço

Espetáculo “Estação dos Sonhos”

Datas: 22 a 24 de abril

Horários: Dia 22 (19h); Dia 23 (17h30 e 19h30); Dia 24 (10h20, 14h e 16h20)

Local: Centro Olímpico (Rua João Vieira Ribeiro, s/n, Ibiúna)

Entrada gratuita

Mais informações pelo telefone (15) 3241-2620


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.