18/04/2017 às 11h09min - Atualizada em 18/04/2017 às 11h09min

Três lendas sobre o uso do ar-condicionado

Conversion - Foto: divulgação
Conversion - Foto: divulgação

Certas estações do ano conseguem proporcionar vários dias lindos e ensolarados, acompanhados daquele calorzinho incômodo. Para afastar a sensação da alta temperatura, é indicada uma instalação de ar-condicionado.

Muitas pessoas creem que o uso contínuo do aparelho pode ser prejudicial à saúde humana. Entretanto, essa crença é um mito, pois ele purifica o ar, o que é considerado algo extremamente vantajoso para a respiração. Mas, para que esse benefício seja obtido, é necessário que profissionais qualificados realizem sua manutenção frequentemente.

Outra inverdade que costumam dizer a respeito do assunto é que o uso do aparelho se limita ao verão. Existem ares-condicionados que possuem o modo de aquecimento também: eles podem ser utilizados tanto no inverno quanto no verão, basta ajustar a temperatura desejada.

E o gasto com energia elétrica?

Alguns acreditam que ele é o vilão da conta de energia. A maioria das pessoas deixa de adquirir algum modelo por medo de sofrer um grande impacto no bolso ao fim de cada mês.

O que acarreta o alto consumo de energia é se ele fica ligado nos 17 ºC, por exemplo, pois essa temperatura consome bastante energia, forçando o equipamento a trabalhar mais para conseguir resfriar todo o ambiente. 

Nessa ocasião, ajuste para 23 ºC. Isso significa que a diferença entre o ambiente externo e interno não será tão drástica. Esse leve ajuste pode gerar até 50% de economia na conta de energia, o que já pode ser considerado vantajoso, pois, além de diminuir os gastos, você ainda não vai precisar abrir mão do ar fresquinho. 

Dicas para economizar

Antes de adquirir um aparelho de ar-condicionado, esteja ciente de que fazer a escolha certa pode gerar uma grande economia de energia. Acompanhe abaixo as dicas que separamos para economizar com os gastos:

Selo Procel

Verifique se o aparelho que está adquirindo tem o Selo Procel de Economia de Energia. Ele é muito importante, pois foi uma forma que o governo brasileiro encontrou de indicar quais aparelhos são mais eficientes e economizam mais energia.

 

Timer

Aqueles que possuem recursos de programação como o timer, por exemplo, auxiliam quando o assunto é economia de energia. Dê preferência para esses modelos, já que são programáveis e desligam sozinhos.

Tecnologia inverter

Esse é o mais econômico de todos, podendo proporcionar em torno de 40% de economia, se comparado aos modelos convencionais.

Após escolher o equipamento que mais se adapta às suas necessidades, é o momento de fazer a instalação, com a ajuda de um profissional capacitado. Acompanhe mais algumas de nossas dicas:

Saídas de ar

Para que o aparelho trabalhe de forma correta, faça de maneira que a unidade externa fique em um local onde haja boa circulação, sem bloquear as saídas de ar e onde não bata luz do sol de maneira direta.

Termostato

Confira com o técnico se o termostato está regulado corretamente para que não haja gastos desnecessários, pois a variação de um grau pode aumentar o consumo de energia em até 8%.

Instale no alto

Quanto mais alto o aparelho for instalado, melhor será a sensação de purificação do ar, porque o vento frio tende a “descer”, ao contrário do que ocorre com o ar quente.

É de extrema importância lembrar que a temperatura agradável para a maioria das pessoas é de 22 ºC a 24 ºC. Para manter a durabilidade do aparelho, é aconselhável limpar bem os filtros, pois quando estão sujos impedem a circulação do ar, o que fará com que ocorra mais trabalho e gasto de mais energia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.