24/03/2017 às 12h18min - Atualizada em 24/03/2017 às 12h18min

Câmara prepara processo seletivo de estagiários e estuda concurso público para 2017

Rafael Barbosa - Repórter do Jornal da Economia
Rafael Barbosa - Repórter do Jornal da Economia

A Câmara Municipal de São Roque prepara um processo seletivo para a contratação de estagiários para atuarem no legislativo municipal e estuda a possibilidade de realizar um concurso público ainda em 2017, segundo o Presidente da Casa de Leis Niltinho Bastos.

A contratação de estagiários foi possível graças ao Projeto de Resolução nº 007-L, de 10/02/2016, de autoria da Mesa Diretora, que “Autoriza a Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque contratar estagiários, regulamenta a forma de contratação e dá outras providências”, aprovado na sessão ordinária do dia 13 de março.

O projeto estipula a contratação de até cinco estagiários pelo período de um ano, que pode ser prorrogado por mais um ano. Neste momento o Departamento Jurídico da Câmara prepara o edital para determinar como será o sistema de aquisição dos estudantes, embora Niltinho já tenha afirmado que pretende buscar parceria com as faculdades da região. A idéia inicial é de que seria que os ajudantes atuassem no Departamento Administrativo e Diretoria Técnica Legislativa

A nova mão de obra deve ajudar a suprir a demanda de funcionários que a Câmara de São Roque necessita atualmente, sendo que a verba para a contratação de estagiários. “Gastaremos menos e estaremos contratando pessoas qualificadas, de nível universitário e que já estejam buscando a sua inserção no mercado de trabalho. Deste modo será uma ação que irá beneficiar ambas as partes”, afirmou o benefício.

Será que agora vai?

Entretanto a contratação de estagiários não irá substituir a realização de um concurso público, processo que a câmara tenta realizar desde 2015, como forma de se adequar a orientação do Tribunal de Contas, que desde 2009 recomenda o equilíbrio no número de cargos em comissão com o de funcionários efetivos, fato que levou a Casa de Leis a dispensar os 15 assessores dos vereadores em meados de 2016.

De acordo com Niltinho, deste modo hoje a câmara busca analisar a situação e definir o número de profissionais a serem contratados pelo concurso e para quais cargos eles serão contratados e, apesar do processo ser demorado e burocrático hoje as expectativas são de que tenhamos um concurso ainda em 2017. “A mesa diretora está trabalhando nisso e felizmente temos credibilidade com os vereadores. Estamos trabalhando para que seja rápido e claro que nos reuniremos com os vereadores para debater a questão, de forma que o projeto (do concurso) seja votado com a certeza de aprovação”, conclui Niltinho Bastos, que lembra que o último concurso feito na Casa de Leis aconteceu justamente sobre sua presidência, em 2013. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.