21/03/2017 às 15h15min - Atualizada em 21/03/2017 às 15h15min

Famílias remanescentes de quilombo histórico ocupam área no bairro do Carmo

Como não houve resposta do instituto, as famílias decidiram ocupar o local, como forma de pressionar o INCRA.

- Foto: arquivo pessoal / G1
- Foto: arquivo pessoal / G1

Cerca de 25 famílias ocuparam na manhã de segunda-feira (20), uma área as margens do km 48 da rodovia Bunjiro Nakao, localizada no bairro do Carmo, em São Roque. Segundo informações divulgadas pelo portal G1, o grupo que fez a ocupação é um remanescente do Quilombo do Carmo de São Roque e, segundo lideres do movimento, teriam entrado com um processo há mais de 10 anos contra o INCRA (do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária ) com o objetivo de retomarem a área.

Como não houve resposta do instituto, as famílias decidiram ocupar o local, como forma de pressionar o INCRA.

Em nota enviada ao portal, o INCRA informa que o relatório técnico de identificação e delimitação do Quilombo do Carmo foi iniciado em 2016 pelas equipes do instituto e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Com base nos estudos, pode-se afirmar que a área recentemente ocupada faz parte do território histórico do grupo – que passou por expropriações no passado: a antiga fazenda do Carmo ou Sorocamirim.

Porém, apenas a conclusão dos estudos permitirá a identificação oficial do território quilombola.  Segundo o órgão, a instauração do processo administrativo no Incra para a regularização do Quilombo do Carmo ocorreu em 2006.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.