21/03/2017 às 11h02min - Atualizada em 21/03/2017 às 11h02min

São Roque participa de encontro regional de lideranças políticas

Em sua 8ª edição, evento reuniu representantes de 33 municípios no sábado

- Foto: divulgação
- Foto: divulgação

O 8º Encontro Regional de Vereadores e lideranças políticas, que ocorreuem Piracicaba no último sábado (18), reuniu representantes de 33 cidades, entre elas, São Roque. Promovido pelo deputado estadual Roberto Morais, o evento é realizado anualmente com o objetivo de promover uma troca de experiências no Legislativo com foco no desenvolvimento dos municípios euma integração política direcionada à busca coletiva para solução dos problemas regionais.

O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o senador italiano Fausto Longo e o Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim,compuseram a mesa ao lado de Roberto Morais e do presidente da Câmara, Matheus Erler.

O Executivo de São Roque foi representado pelo chefe de gabinete do prefeito Claudio Góes, Celso Silva, o assessor do gabinete Marcos Villaça e o assessor de imprensa Emir Bechir. O Legislativo de São Roque foi representado pelo vereador Cabo Jean. O empresário são-roquenseEliam Bianchi (Chumbinho) também compareceu ao evento.

Durante o encontro, o prefeito de Piracicaba falou sobre a importância de uma boa relação entre Executivoe Legislativo. “A Prefeitura só pode gastar aquilo que estáprevisto na lei. Quem aprova é a Câmara Municipal. E quando a lei é do Executivo, no caso do orçamento anual, tem que ter um bom diálogo, uma boa explicação para verificar aquilo que é possível, porque uma vez aprovado o orçamento não há mais o que fazer, o prefeito é obrigado a executar, claro, desde que haja arrecadação suficiente. Por isso uma harmonia entre os dois poderes é extremamente importante”, afirmou BarjasNegri.

Valendo-se do contato com diversas cidades italianas e experiências alternativas de gestão, o senador Fausto Longo abordou suaexperiência parlamentar na Itália trazendo sugestões sobre como aprimorar caminhos de maior participação da sociedade.

“Eu vivo num regime parlamentarista. E o que eu quero transmitir é exatamente como é importante fortalecer o Poder Legislativo, porque é onde reside a legitimidade da representação popular. O Executivo administra aquilo que os vereadores compreenderamdos anseios da população e traduziram em um conjunto de leis. É isso que permite ao prefeito governar na direção que o Legislativo determina, sempre de acordo com as necessidadesda comunidade”, destacou Longo.

Para Roberto Morais, a cada edição, o evento traz novas e importantes contribuições à vida pública. “Esse encontro após as eleições para prefeitos e vereadores já é tradicional e nos dá condições de promover um fortalecimento regional para que haja maisintegração entre os municípios,beneficiando não só os líderes políticos, mas também a população, já que os exemplos podem resultar em ações para toda a comunidade”, analisou o deputado.

Homenagem

Logo no início do evento, Roberto Morais foi homenageado pelas entidades assistenciais de Piracicaba que já foram beneficiadas com emendas do parlamentar. Antes da entrega da homenagem, foi exibido um vídeo com depoimentos dos presidentes e diretores das entidades apontando as facilidades que as ações trouxeram e agradecendo ao deputado pela atuação na Assembleia Legislativa em favor da região.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.