20/03/2017 às 13h44min - Atualizada em 20/03/2017 às 13h44min

São Paulo dá adeus ao sinal analógico

Conversion - Foto: divulgação
Conversion - Foto: divulgação

O sinal digital é uma tecnologia implantada em 2007 no Brasil. Trata-se de um primeiro passo que marcou a evolução desse sinal, o qual proporciona maior qualidade para os usuários e substitui a transmissão analógica.

O sinal analógico é o primeiro meio desenvolvido para transmissão das ondas eletromagnéticas até as antenas das televisões. No entanto, essa tecnologia já está ultrapassada e obsoleta em comparação com a tecnologia digital.

Agora, em 2017, o sinal analógico está chegando ao fim, principalmente em grandes centros, como é o caso da cidade de São Paulo, que deixará de utilizá-lo no fim de março. A solução para quem ainda tem aparelhos analógicos é adequar-se e fazer parte dessa nova tecnologia.

Entre as vantagens de desligar o sinal analógico, consta um aumento potencial da qualidade de imagem e de som propiciado pelo sinal digital. Vale reforçar que a nova frequência será na faixa de 700 MHz, que amplia a oferta da conexão 4G. O alcance no sistema anterior era de no máximo 2,5 GHz.

Como se tornar digital?

Entrar na era da televisão digital é necessário, já que, quem não possui esse sistema, não poderá mais assistir às programações.

A maioria das televisões novas já possui o sistema de conversão de sinal. Para esses casos, basta adequar a antena para que ela possa receber o sinal. Mas para isso, elas devem ser do tipo UHF, ou seja, uma antena de Ultra Alta Frequência (Ultra High Frequency, em inglês), que permite captar até 3 GHz, inclusive o digital.

Se a televisão for mais antiga, é necessário instalar um conversor externo, que vai ler o sinal digital e irá redirecioná-lo para a televisão. Nesse caso, também deve ser utilizada a antena UHF.

Em  ambas as situações, recomenda-se utilizar as antenas externas, sendo que as internas não são tão eficazes e podem prejudicar a captação de alguns canais.

Com essa migração, torna-se possível assistir a todos os canais da TV aberta com alta qualidade e mais velocidade de processamento. Além disso, também é possível aproveitar a tecnologia digital já utilizada pelas operadoras de TV a cabo, que, além de transmitir digitalmente, também possuem maior variedade de programação.

TV a cabo

As operadoras pagas, como a Claro TV, já utilizam sinal digital e receptores próprios para transmitir sua programação. As grandes vantagens de utilizar esse serviço são a maior quantidade de opções para assistir e a melhor qualidade de programação.

A TV a cabo possui vários canais que transmitem conteúdo personalizado, como os de filmes, séries e variedades, por exemplo. Essa gama de opções também se destaca pela qualidade, já que muitos conteúdos são exclusivos e agradam a todos os tipos de preferências.

Além disso, as operadoras de TV a cabo também fornecem a maioria dos seus canais em tecnologia HD, ou seja, os programas ainda são transmitidos em alta resolução.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.