17/03/2017 às 00h00min - Atualizada em 20/03/2017 às 00h00min

Gestação: doenças que podem ser identificadas durante o ultrassom

Pelo ultrassom o médico pode detectar uma série de alterações e doenças precocemente, permitindo assim que o tratamento adequado seja iniciado o mais rápido possível.

O exame ultrassonográfico - seja por meio dos equipamentos clássicos, seja por ultrassom portátil disponível em clínicas e consultórios - é indispensável durante a gestação. Por meio dele é possível saber muitos detalhes sobre o estado de saúde do feto, além de determinar a idade gestacional e o sexo do bebê.

 

Pelo ultrassom o médico pode detectar uma série de alterações e doenças precocemente, permitindo assim que o tratamento adequado seja iniciado o mais rápido possível. Veja quais são os exames mais utilizados na gravidez e o que eles podem identificar.

 

Ultrassom obstétrico: é o mais pedido pelos médicos ao longo da gravidez. É indicado para determinar o tempo de gestação, o estado do líquido amniótico, para ouvir os batimentos cardíacos do feto, verificar se está tudo bem com o útero, e também para detectar problemas como a hidrocefalia (líquido no cérebro), anencefalia (ausência do cérebro), alterações cardíacas e na coluna vertebral, e disfunções em outros órgãos do corpo.

 

Ultrassom morfológico: detalha com mais exatidão os órgãos internos do bebê, e analisa com mais profundidade possíveis problemas de formação, como o lábio leporino, defeitos na coluna, nos rins, alterações no desenvolvimento cerebral, entre outros.

 

Doppler: mostra a quantidade do fluxo sanguíneo presente no sistema arterial do bebê e como está a circulação sanguínea no útero. Possibilita detectar a possibilidade de parto prematuro e também avalia a frequência cardíaca da criança.

 

Translucência Nucal: obrigatório durante a gestação, aponta defeitos cromossômicos - detectando a Síndrome de Down, por exemplo - e síndromes genéticas. Auxilia na avaliação da presença de problemas cardiovasculares, metabólicos, e também de infecções congênitas.

 

Ultrassom 3D e 4D: complementares a outros exames, são solicitados normalmente após o diagnóstico de alguma malformação fetal, oferecendo ao médico uma imagem mais clara do bebê. Por ela também é possível ver o rostinho da criança!

 

Viu como este exame é tão essencial nessa linda fase da vida da mulher? Por isso sempre siga as recomendações médicas e faça todos os exames solicitados. Seu corpo e seu bebê agradecem!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.