15/03/2017 às 16h28min - Atualizada em 15/03/2017 às 16h28min

Água para as futuras gerações

Neste dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. Mas há poucos motivos para comemorar. O mundo tem 4,5 bilhões de anos. E é exatamente a mesma água que banha o planeta desde sempre. Pode ser estranho pensar que bebemos a água dos tempos pré-históricos. Mas é isso mesmo o que acontece. “A água é um recurso renovável, infinito. Ela se transforma – passa de líquida a gasosa, sólida e volta a ser líquida e segue seu ciclo”, diz o engenheiro Fernando Pereira, gerente comercial da General Water, uma concessionária particular de água e esgoto que implanta e opera, com recursos próprios, sistemas de abastecimento de água e tratamento e reúso de efluentes.

Se for assim, porque em alguns lugares há falta de água? “Porque ao se utilizar a água, ela pode se tornar indisponível durante um grande período. Ela pode estar suja, poluída, ou sob outra forma, gasosa, por exemplo, e vai ter que vir para a forma líquida para se tornar disponível novamente”, explica Pereira. O esgoto, por exemplo, é 99,9% água. Então só uma parte é sujeira. No entanto, se ninguém tratar o esgoto, esta água ficará indisponível.

Até 2050, a Unesco estima que cerca de 60% da população mundial sofrerá com estresse hídrico. Portanto, reúso da água é a alternativa mais sustentável para deixar este recurso disponível. Mas no Brasil, menos de 5% do esgoto tratado é reaproveitado. Em Israel, esse número chega a mais de 80%, deixando o país em primeiro lugar no ranking de reúso do recurso. Um grande desafio para nós. Por isso, empresas como a General Water pensam em estratégias e tecnologias para promover sustentabilidade hídrica no dia a dia.

Como funciona o tratamento?

A água que escorre pelo ralo do chuveiro e da pia ou a que é usada nas descargas pode ser transformada em água potável, num processo de cinco etapas e que dura até 12 horas. Isso é realizado nas estações de tratamento de esgoto e efluentes que estão sob a responsabilidade da General Water, em funcionamento em empresas como Bradesco, Pfizer,, Cantareira Norte Shopping, Edifício Evolution Corporate Shopping Plaza Sul, Grand Plaza Shopping e Eurofarma.

Por meio de uma tubulação especial, a água descartada é captada junto com dejetos, sabão e outros tipos de fluidos. Na estação de tratamento, ela primeiro passa por uma peneira, que faz a filtragem inicial dos resíduos. Em seguida, a água vai para os tanques de equalização, onde é feito o controle do volume de esgoto necessário para o tratamento.

A terceira etapa é a passagem por um reator biológico, onde bactérias especializadas se alimentam da matéria orgânica, limpando a água. Esse processo dura algumas horas, durante as quais o reator recebe uma injeção constante de ar, para que as bactérias que degradam o esgoto se proliferem.

O passo seguinte é o processamento no tanque de membranas de ultrafiltração, importadas do Japão, que separam completamente o iodo da água, que depois é esterilizada em outro tanque, com cloro. Pronto! A água, que era esgoto, já pode ser usada para o abastecimento de torres de resfriamento de ar condicionado, bacias sanitárias e para a irrigação.

 Sobre a General Water

Empresa fundada em 2000 para suprir uma carência intrínseca na região metropolitana de São Paulo: a escassez de recursos hídricos. A filosofia da General Water é proporcionar aos grandes consumidores de água a oportunidade de contar com seu próprio sistema de abastecimento, tratamento de esgoto ou reuso de água, implantado e operado por uma empresa especializada no desenvolvimento e operação de soluções customizadas de saneamento. Ainda dentro da sua filosofia de trabalho, a General Water é responsável por todos os custos, riscos e responsabilidade durante todas as fases do contrato. Cabe aos clientes apenas arcar com a água/efluente produzida nos sistemas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.