14/03/2017 às 16h19min - Atualizada em 14/03/2017 às 16h19min

Como reconhecer uma notícia falsa antes de compartilhá-la com seus amigos

Cuidado com as notícias que você encontra em alguns sites, nas redes sociais e por toda a internet, o assunto pode ser uma grande MENTIRA!

Infelizmente de notícias falsas este mundo está cheio. Não é incomum encontrarmos não apenas pessoas espalhando informações enganosas, como também veículos de comunicação mal intencionados e que divulgam notícias infundadas apenas em busca da atenção do leitor desavisado.

O Jornal da Economia, assim como outros veículos sérios de São Roque e região, repudia este tipo de atitude, prezando pelo jornalismo imparcial e ético. Mas como não são todos que partilham desta visão profissional, preparamos algumas dicas importantes para que você leitor passe a reconhecer uma possível notícia falsa e assim, evite de compartilhá-la com seus amigos.

Bom (ou ruim) demais para ser verdade: Você já se deparou com alguma manchete de notícia que parece tão fantástica ou que parece boa (ou ruim) demais para ser verdade? Pois é, ela provavelmente é mentira. Ficar com o “pé atrás” para informações que parecem fantasiosas é o primeiro passo para não cair no conto da carochinha ou propagar uma notícia falsa. Este tipo de notícia é muito comum no meio político e não é difícil encontrar uma manchete onde um político teria dito algo “bombástico" ou teria sido preso em função de alguma investigação, como a Lava Jato.

Não cita fontes: Notícias são baseadas em fatos e não no conhecido “diz que me disse”. Se o veículo de comunicação ou a notícia não fala qual a origem da informação que está sendo divulgada, ou mostra provas de que ela é minimamente embasada, existem grandes possibilidades dela ser mentira. Claro, sempre existe momentos em que o veículo irá optar por proteger uma fonte e não divulgar a origem da informação, porém mesmo nestes casos esta informação deve ser veiculada.

Cuidado com as redes sociais: Redes sociais são um lugar muito propício para a divulgação de notícias falsas, devido a forma rápida com a qual a informação é assimilada nelas. Uma forma de identificar se a informação postada na rede não é verdadeira, é conferir se o link da notícia direciona você para algum site. 

Não parece confiável: Se a notícia não parece confiável, de uma olhada no resto do site que a veiculou, pois se o restante do material não parecer confiável, é quase certo que a informação que você viu em primeiro lugar também não seja. E se ao clicar na notícia, você é levado para um site que nem mesmo existe, o que acontece muito no Facebook, então pode ter certeza que nada vindo dali é verdade. Deste modo, sites pouco confiáveis devem ser evitados, afinal todo veículo que se preze cuida da sua própria reputação.

Não encontro em nenhum outro lugar: Se aquela notícia “bombástica” não pode ser encontrada em nenhum outro lugar, ela provavelmente é mentira. No mundo globalizado em que vivemos a informação se propaga muito rápido, então é pouco provável que uma notícia importante vá ficar de fora dos grandes veículos de comunicação, a menos que o fato noticiado nunca tenha existido.

Confira abaixo uma matéria veículada no Fantástico sobre o tema e que também irá abrir os seus olhos sobre o assunto. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.