06/03/2017 às 15h42min - Atualizada em 06/03/2017 às 15h42min

Setor automobilístico: tendências em 2017 e perspectivas para o futuro

Texto: Conversion - Foto: divulgação
Texto: Conversion - Foto: divulgação

Em meio à crise econômica no país, a qual deve mobilizar esforços de todos nos próximos anos, como deve ficar o setor automobilístico em termos de oferta e demanda? Com muitos veículos em estoque e poucas vendas, o mercado precisa se reinventar a cada instante.

Para quem deseja adquirir ou trocar de veículo, este é o momento certo para negociar e obter vantagens para fechar um negócio. Quem deseja vender, é hora de ter uma visão diferenciada para fazer a melhor proposta. Contudo, é preciso estar muito bem informado para não sair perdendo.

Nesse sentido, acompanhar blogs especializados em notícias automotivas, como o WM1, facilita a visão ampla sobre tendências, novidades, reviews e testes que podem auxiliar na tomada da melhor decisão. Confira, a seguir, o que se pode esperar de 2017 e dos próximos anos para o mercado automotivo.

Tendências para 2017

Quem esperava que 2017 fosse o ano da virada, terá de aguardar um pouco mais para ver uma recuperação efetiva do setor. As vendas e a produção de veículos estão no nível mais baixo em muitos anos, mas devem se estabilizar – ou seja, a indústria não chegará ao fundo do poço. Uma retomada tímida deve ter início nos próximos meses e tende a se elevar gradualmente a partir de 2018.

Dois fatores vão influenciar diretamente nesse fluxo: a estabilidade política e as medidas eficientes da equipe econômica nomeada pelo governo atual. Questões como contenção da inflação e dos juros serão decisivas para dar suporte à retomada na esfera automobilística. 

Com os índices preocupantes de desemprego, a tendência do consumidor é evitar o comprometimento com aquisições de alto custo. Por isso, as medidas para ampliar as contratações também vão influenciar no cenário.

O que esperar dos próximos anos?

Há previsões razoavelmente otimistas em uma perspectiva de longo prazo. Porém, a indústria terá de lidar com alguns anos difíceis. Espera-se que os níveis de venda dos melhores anos se apresentem novamente apenas entre 2023 e 2025. Logo, a melhora será muito lenta.

Em relação aos veículos, há algumas mudanças em destaque na movimentação do mercado. Empresas asiáticas, como Hyundai e Toyota, estão ganhando espaço em relação às mais tradicionais. Um dos fatos que levou a essa transformação foi a escalada de modelos compactos, que lideram as vendas. Outro segmento que deve se destacar é o de picapes, que trará novidades para o público apaixonado por veículos de maior porte.

Devido ao câmbio favorável, especialistas também preveem um índice favorável de exportações, especialmente, por conta dos novos acordos firmados pelo governo brasileiro. No sentido de lidar com a crise e superá-la até que os bons ventos surjam novamente, duas palavras se destacam entre os profissionais: criatividade e inovação.

Momentos difíceis impulsionam modelos tradicionais de mercado a se reinventarem. Então, esta é a hora certa de não temer a mudança em busca de bons resultados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.