01/03/2017 às 15h41min - Atualizada em 01/03/2017 às 15h41min

Conselho Comunitário de Segurança defende ação da PM em nota sobre Carnaval de São Roque

- Foto: Reprodução / Internet
- Foto: Reprodução / Internet

O Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de São Roque divulgou nota nesta quarta-feira (1º) onde condena os incidentes ocorridos no Carnaval de São Roque, marcado por confrontos entre polícias militares e uma multidão de pessoas. O primeiro incidente ocorreu no domingo (26) e o segundo ocorreu na madrugada desta quarta-feira (01). Os CONSEGs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

O texto foi publicado originalmente no Portal Vander Luiz. Confira a nota na íntegra.

"Enfim, terminaram as “festividades ligadas ao Carnaval”

Infelizmente, parte da festa foi desvirtuada. Vimos de tudo nesses últimos dias, desde centenas de menores consumindo bebida alcoólica e outras drogas conhecidas, até um grupo muito grande de pessoas se colocando contra a ordem e realizando verdadeiros arrastões de insanidade, obstruindo vias e agredindo os direitos de tantos outros que simplesmente não participavam ou que não queriam participar da “festa”.

Através das mídias sociais se organizavam para o enfrentamento, fazendo se necessária a atuação enérgica da Policia Militar e da Guarda Municipal.

Enfim, terminou a festa que deveria servir para esquecermos os dias difíceis e as necessidades que passamos e que teremos que vencer.

Grandes aglomerações que já não faziam parte da festa aconteceram em todos os cantos da nossa cidade. Incrédula, a população foi obrigada a ver e ouvir os “mal afamados” pancadões, cansando desconforto e medo à população.

O CONSEG está atento e pronto para ajudar, aproximando a população das autoridades responsáveis em manter a ordem e a segurança.

Mais uma vez, o CONSEG parabeniza os Policiais Militares, desde seus praças menos graduados, até seus comandantes.

O CONSEG parabeniza também GCM e seus comandantes diretos e indiretos.

Nossa preocupação é por nossos filhos, tendo em vista o elevado risco que esses movimentos representam. Cabe a nós reconhecer a importância da sociedade organizada e valorizar as forças policiais que bem comandadas, servem para nos transmitir segurança ou, a sensação dela.

Devemos apoiar o trabalho da Policia Militar e da Guarda Municipal, que de forma tecnicamente contida e estrategicamente organizada, agiu em nome das tão citadas ordem e segurança.

Não há cabimento, diante de tudo o que vimos e monitoramos, alguns comentários sobre o “despreparo da PM” e sobre a “repressão desnecessária e desproporcional”.

Se tal repressão não tivesse acontecido da forma como ocorreu, por conta do estágio que se encontrava e da evolução do problema que se avizinhava, certamente teríamos tido motivos para mais e maiores lamentações. A PM e seu comando, agiram com a força necessária, suficiente para retomar o controle da situação.

Confiamos no trabalho prestado pelos policiais militares, comandados de forma séria e competente. Denegrir a imagem da nossa PM de São Roque é jogar contra o interesse da população ordeira e pacata.

Outros eventos públicos ocorrerão e deverão servir apenas para oferecer lazer e conforto aos seus participantes. Entretanto,  isso dependerá da organização e do acompanhamento das autoridades envolvidas.

Infelizmente, em casos como os que ocorreram, quando se faz necessária a força, alguns poderão se voltar contra a ação, defendendo o direito de manifestação, porém, esses não poderão esquecer que tudo deve seguir dentro do que a organização definir como sendo o ideal, como sendo aquilo que transmita aos seus participantes e não participantes, a devida sensação de segurança.

Nestes últimos dias, nossa cidade sofreu e por isso as forças policiais tiveram que agir, com enfrentamento e força necessários para coibir o descontrole. Todas as alegações devem ser consideradas, mas, ao que vimos, o CONSEG somente tem a agradecer à Policia Militar e a Guarda Municipal pelo esforço e sucesso da operação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.