24/02/2017 às 10h54min - Atualizada em 24/02/2017 às 10h54min

Macaco é encontrado morto no Parque Aliança e prefeitura descarta febre amarela

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet

A Prefeitura de São Roque afirmou que o macaco encontrado morto no Parque Aliança, na manhã de quinta-feira (25), morreu por atropelamento, descartando a morte por Febre Amarela. O animal era um sagüi filhote e foi encontrado durante a manhã na Av. Madressilva, por uma morador da região, que acionou o Departamento de Zoonoses da Prefeitura Municipal sobre o caso.

Segundo a prefeitura, equipes foram até o local e após analisarem o corpo do animal, confirmaram que o mesmo havia sido atropelado. A cerca de uma semana, foi divulgado a morte de uma macaco com febre amarela em São Roque e desde então, agentes de saúde de são roque tem redobrado a sua atenção com relação a outros óbitos de macacos no município, embora seja um procedimento padrão da equipe de zoonoses enviar corpos de primatas para análise quando os mesmos são encontrados mortos.

A preocupação da população também tem crescido com relação a doença, mesmo que o governo são-roquense já tenha afirmado que o município não é uma área de risco para a Febre Amarela. Confira a entrevista com A Diretora de Saúde de São Roque, Andrea Moraes Rodrigues e a Chefe da Divisão de Saúde do município, Daniela Dias Groke sobre o caso através de nossa página no facebook

Outro macaco também foi encontrado nesta semana por um morador da região da Estrada da Ponte Lavrada. Agentes também foram chamados ao local porém o primata já estava em estagio avançado de decomposição e  assim não houve possibilidade do recolhimento.

Macaco não transmite febre amarela

Os macacos são grandes aliados na luta contra a febre amarela, pois além de não transmitirem a doença, geralmente são vitimas delas antes de um humano ser contaminado. A descoberta de um macaco contaminado permite que o governo promova iniciativas de imunização contra a doença, como a ação ocorrida recentemente no bairro do Caete. Até o momento, os corpos de quatro macacos foram enviados para análise, sendo que a febre amarela foi encontrada em apenas um deles, dando inicío a operação no Caete.

Confira o vídeo abaixo, onde o Dr Drauzio Varella fala sobre a doença.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.