20/02/2017 às 10h15min - Atualizada em 20/02/2017 às 10h15min

Ação contra febre amarela imuniza mais de sete mil pessoas em São Roque

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet

A ação de prevenção contra a febre amarela, ocorrida em São Roque neste fim de semana (18 e 19) imunizou 7063 pessoas, segundo dados divulgados pela prefeitura municipal. A iniciativa ocorreu nos bairros Caetê e Carmo e agora o governo aguarda orientações da Secretaria do Estado da Saúde sobre o planejamento de futuras ações de imunização.

A ação contra a febre amarela ocorreu em São Roque ocorreu quando a Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta quinta-feira (16) o óbito de um primata não humano por febre amarela silvestre. O animal teria morrido próximo da Estrada do Hirofumi Mikami, em São Roque (SP), em uma região de mata preservada a aproximadamente 25 dias.

Segundo o Ministério da Saúde, a diferença entre febre amarela silvestre (FAS) e febre amarela urbana (FAU) é o vetor da doença, já que na cidade ela é transmitida pelo Aedes aegypti (também transmissor da dengue), enquanto que na mata o vírus é transmitido pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. “Apesar disso, o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença resultante da infecção. Desde 1942, o Brasil não registra casos de febre amarela urbana”, diz o site do ministério. Confira o vídeo abaixo, onde o Dr Drauzio Varella fala sobre a doença.

Com a confirmação do caso de febre amarela no primata, profissionais estaduais e municipais passaram a atuar num raio de 30 quilômetros a partir do local do óbito, em diversas frentes de vigilância, como busca de vetores e pesquisa em mata. Paralelo a esta ação a iniciativa de imunização foi planejada.

Apenas um macaco morreu de febre amarela

A prefeitura informa que, até o momento, apenas um macaco morreu em decorrência da febre amarela no município. Além deste, dois outros macacos foram encontrados mortos e enviados para análise. “A Prefeitura de São Roque informa que o Departamento de Saúde, por meio do Serviço de Zoonoses, recolheu os corpos dos animais e os levou para o laboratório. Após análise, constatou-se que um deles morreu por complicações advindas de outros ferimentos, não sendo detectados sinais de febre amarela como causa mortis”, afirmou a prefeitura de São Roque, que aguarda o resultado dos exames realizados no outro corpo.

É importante salientar que mesmo contaminado, o macaco não é um agente transmissor da doença, que é passada através da picada do mosquito infectado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.