17/02/2017 às 15h04min - Atualizada em 17/02/2017 às 15h04min

Horário de Verão termina neste domingo

O horário de verão termina neste domingo e assim, a meia noite deste sábado, dia 19, todos deverão atrasar seus relógios em uma hora. Adorado por uns e odiado por outros a adoção do horário sempre gerou polêmica, desde o seu incio em 1931, entretanto os seus resultados tem gerado uma economia cada vez maior por parte da população.

Segundo Grupo CPFL Energia, que atende 27 cidades no interior de São Paulo e Baixada Santista, durante os 126 dias de duração do horário especial, estimou-se uma economia de 16.666 MWh,  redução da ordem de 0,34% no consumo de energia elétrica, quantidade de energia que poderia abastecer a cidade de São Roque por cerca de 30 dias, ou um conjunto dequase 7 mil residências durante um ano (confira a tabela no final da matéria)

Segundo Thiago Freire Guth, diretor de Distribuição de Energia do Grupo CPFL, os principais objetivos da medida são melhorar o aproveitamento da luz natural e reduzir o consumo de energia elétrica, diminuindo a demanda no horário de pico, das 18 às 21 horas. “Na média, as pessoas começam a chegar em suas casas às seis da tarde, sendo que uma das primeiras ações é acender a luz. Na mesma hora, entram em operação a iluminação pública e os luminosos comerciais, por exemplo”, explica. “No período do horário de verão, as cargas das residências e de iluminação pública passam a operar após as 19 horas, quando o consumo industrial começa a cair”, acrescenta.

A ação oferece uma grande economia e energia, motivo pelo qual a medida também é adotada também por países membros da União Européia, como a Rússia, em países do Oriente Médio, como Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina, em parte da Oceania, na Nova Zelândia,noCanadá, Estados Unidos e México, além de alguns da América Central, como Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas. Na América do Sul a medida é adotada no Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile. Na África, também existe horário de verão no Egito, Namíbia e Marrocos.

Economize sua energia

Nos dias quentes, colocar o chuveiro na posição "verão" gera uma economia de energia de 30% menor.

Nunca reaproveitar uma resistência queimada, pois provoca o aumento do consumo e coloca em risco a segurança do usuário.

Instalar a geladeira em local bem ventilado, desencostada de paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas;

Nunca utilizar a parte traseira da geladeira para secar panos, roupas ou tênis;

Apagar a luz ao sair de um ambiente;

Não usar benjamins (item que serve para ligar vários aparelhos a uma só tomada e que a sobrecarrega);

Acumular roupas para lavar e também para passar. O tempo para aquecer o ferro representa um consumo bem alto. É melhor que isso seja feito menos vezes;

O ferro elétrico tem regulagem de temperatura. Procure separar as roupas por temperatura que serão passadas, assim pode tornar o uso mais econômico;

A substituição das lâmpadas incandescentes e fluorescentes para tecnologia LED é importante também quando pensamos no aquecimento do ambiente, sendo que a incandescente aquece muito, e a LED é fria.  Se para iluminar uma cozinha utiliza-se uma lâmpada incandescente de 100 Watts, a substituição por uma modelo a LED pode trazer uma economia de até 80%.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.