13/12/2013 às 09h26min - Atualizada em 13/12/2013 às 09h26min

Colecionador de antiguidades inaugura museu em São Roque

No local, é possível encontrar de tudo um pouco, sejam itens curiosos, raros, úteis, pequenos ou grandes

"Uma paixão, um hobby e um vício". É assim que Nelson Reinaldo Dias de Souza descreve o seu trabalho em reunir ao redor do mundo, objetos antigos, que descrevem e recordam o passado, sejam eles objetos de decoração, utensílios de cozinha, máquinas fotográficas, móveis e até mesmo acessórios usados na guerra.

Proprietário da Pousada Juriti, uma pousada com 100 mil metros quadrados, em meio à mata atlântica, em São Roque, Nelson nos conta que há mais de 50 anos coleciona antiguidades, que consegue através de leilões, lojas de antiquários, doações e internet. Há cerca de dois anos, Nelson e sua esposa, Cleide Fernandes Flores, pensaram na possibilidade de criação de um museu, para reunir todas as peças da coleção em um espaço especial e temático.

“Em nossas viagens, percebíamos que em muitas cidades havia museus familiares, montados muitas vezes em casas e residências particulares, que atraiam muitos visitantes. Nós vimos que não havia esse tipo de coisa em São Roque”, explica Nelson. “Também percebemos que todas as antiguidades que reuni ao longo da minha vida, estavam começando a ficar sem espaço adequado”.

Os itens de sua coleção de antiguidades ficavam expostos pela pousada, nos restaurantes e salões de jogos do lugar, e muitos visitantes se interessavam pelas peças. “Sempre eram feitos comentários do tipo: meu avô tinha aquilo, minha avó tinha isso, e as pessoas tiravam muitas fotografias com as peças. Quando percebemos que as pessoas tinham grande interesse por aquelas coisas, tivemos a ideia de expor a nossa coleção de antiguidades através de um museu.

O casal escolheu um dos salões da Pousada Juriti e o transformou no museu de antiguidades. Nelson e Cleide conseguiram um belo material expositivo de aço inox, através de uma loja da Armani que estava fechando e buscava compradores para as peças. Instalaram o material no salão da pousada, e durante os dois últimos anos organizaram as antiguidades de sua coleção nos cômodos e prateleiras do local.

No museu, é possível encontrar de tudo um pouco, sejam itens curiosos, raros, úteis, pequenos ou grandes. Logo na entrada, o visitante encontrará um “confessionário móvel”, usado antigamente pela igreja, para serem levados a sítios e fazendas afastados da cidade, onde o confessionário era instalado na porta de algum cômodo da casa e as pessoas podiam se confessar com o padre sem ter que viajar a igreja. Também é possível encontrar vários relógios de bolsos, câmeras fotográficas de todo os tipos, inclusive uma mini-câmera usada por espiões na segunda guerra mundial, além de instrumentos musicais, geladeiras, fogões, vestes e diversos objetos que marcaram o passado.

“Durante todos esses anos colecionando, infelizmente ainda teve muita coisa que eu quis comprar eu não consegui. Muitas vezes devido ao preço ou ao transporte, que se tornaram inviáveis para nós”, explica Nelson. O proprietário do espaço também ressalta a importância dos objetos conseguidos através de doações, dando como exemplo uma cadeira de barbeiro antiga e uma máquina manual de cortar cabelo, ambas doadas pelo morador de São Roque Florisvaldo Pereira.

O Museu da Pousada Juriti foi inaugurada na quarta-feira, dia 4 de dezembro, com um jantar especial no restaurante da pousada, que serve comida típica brasileira, denominado Restaurante da Roça. O jantar contou com autoridades de diferentes setores da Prefeitura de São Roque.

Na segunda-feira, dia 9 de dezembro, o museu foi homenageado na Câmara Municipal de São Roque, ressaltando a importância do local para o resgate cultural e do patrimônio histórico do nosso passado.

“Foi investido muito em nosso museu e a gente fica extremamente feliz pelo reconhecimento. Era incrível observar o tanto que os visitantes se surpreenderam com o espaço”, finaliza Nelson.

A Pousada Juriti está localizada no quilômetro 55 da Rodovia Raposo Tavares, na Estrada da Fonte, Vila Darcy Penteado. O local, que contém apartamentos, chalés, restaurante, lazer, passeio ecológico em trilha e agora um museu de antiguidades, faz parte do Roteiro da Raposo. Para se informar sobre uma visita, faça uma consulta pelos telefones (11) 4714 – 1520 ou (11) 4714 – 0542. Ou acesse www.pousadajuriti.com.br.

Foto: Felipe Modesto

Foto: Felipe Modesto


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.