27/01/2017 às 09h37min - Atualizada em 27/01/2017 às 09h37min

Castrar seu animal também pode ser um ato de amor

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: divulgação

A castração de animais é um tema polêmico e que é pouco discutido, embora boa parte da população tenha ao menos um bichinho de estimação. Enquanto algumas pessoas sejam adeptas do procedimento, outros sentem pena desta intervenção cirúrgica principalmente devido a alguns mitos que envolvem a castração e que afirmam que o processo prejudica a saúde física e mental dos animais.

Segundo a ONG de proteção animal World Animal Protection, a situação é exatamente o contrário. De acordo com informações cedidas pela organização, é importante ter em mente que cães e gatos agem por instinto e estão mais sujeitos à frustração se não forem castrados. “Já imaginou quantas fêmeas entraram no cio, nos últimos anos, em seu prédio ou na sua rua? Esses possíveis ‘parceiros’ são percebidos à distância pelos animais, mas não pelos humanos. Isso significa que o seu cachorro instintivamente vai querer cruzar, às vezes durante dias seguidos, sem nunca conseguir. Isso, sim, pode gerar frustração e representar um estresse constante na vida do seu cão ou gato”, afirma um informativo da ONG.

A castração tem o objetivo de impedir a reprodução do animal e suprimir seu porte de hormônios sexuais. O processo é cirúrgico e no caso das fêmeas, consiste na retirada do útero, trompas e ovários, enquanto que nos machos o procedimento visa a retirada dos testículos. Embora o animal tenha que passar por uma cirurgia, o procedimento é absolutamente seguro se feito por um profissional da área veterinária, e mesmo que utilize anestesia geral o animalzinho provavelmente não precisará ficar internado e já esteja totalmente recuperado após pouco mais de uma semana.

Além de impedir a reprodução desenfreada, a castração também pode trazer benefícios ao animal, como a diminuição do risco de câncer de mama e infecções uterinas graves nas fêmeas e problemas na próstata e câncer nos testículos nos machos.

A higiene do animal também pode ser beneficiada, já que ao não entrarem mais no cio as fêmeas não sangram e o procedimento também diminui a necessidade de cães e gatos de demarcarem seu território com urina.

Muitas pessoas também associam castração a fato do animal engordar, o que não é verdade. Animais castrados consomem menos calorias e como tendem a ficar mais calmos, podem ganhar peso caso não se exercitem apropriadamente.

Os cães não precisam cruzar ou ter filhotes antes de ser castrados e a maioria dos veterinários recomenda que o animal passe pela cirurgia entre seis e oito meses, quando já conta com a dentição completa e tomou as principais vacinas. Na dúvida, procure o seu veterinário para uma avaliação do seu animalzinho. 

APOIO

  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.