26/01/2017 às 10h38min - Atualizada em 25/01/2017 às 10h38min

5 dicas para escolher a carreira certa

Agência Conversion
Agência Conversion

É comum pensarmos que a escolha da profissão é um dos momentos mais difíceis das nossas vidas. Afinal, passar anos investindo em uma área e depois descobrir que fez a escolha errada é, de fato, uma ideia assustadora.

Por isso, existem alguns métodos que podem direcionar aqueles que estão em dúvida sobre qual carreira seguir. Pensando em te ajudar, separamos cinco dicas para você acertar na sua escolha. Confira!

1. Pense naquilo que você gosta de fazer

Levar em consideração seus hobbies e atividades de lazer para definir a profissão certa não é uma tarefa impossível. Pense nas possibilidades de atividades remuneradas para aquilo que realmente te interessa. Para quem gosta de desenhar, por exemplo, uma carreira na área de design gráfico pode ser a opção ideal. Já para quem gosta de praticar esportes, tornar-se um treinador ou professor de atividade física talvez seja o caminho certo.

2. Faça pesquisas

Através da internet, é possível encontrar inúmeras informações sobre diferentes atividades e carreiras. Então, que tal começar visitando sites de universidades? Nessas páginas, geralmente, há muitas informações sobre os cursos de graduação e os tecnológicos – inclusive, o campo de atuação dos profissionais de cada área. Verifique, também, a grade curricular dos cursos e leve em consideração as disciplinas que você têm mais afinidade.

3. Converse com outros profissionais

Entrar em contato com amigos e parentes que já estão seguindo uma carreira pode ser uma forma interessante de encontrar a sua melhor opção. Com base nesse tipo de conversa, é possível descobrir como é o campo de atuação dos profissionais, como está o mercado de trabalho, além dos pontos positivos e negativos de cada tipo de atividade.

4. Considere as suas melhores capacidades

Se você é muito bom em uma atividade, isso pode ser utilizado a seu favor na hora de trilhar uma carreira. Profissões com mão de obra especializada, como construção, carpintaria e consertos, por exemplo, são sempre muito procuradas e, por isso, possuem altos salários. Nesse sentido, quem tem boas habilidades na cozinha também pode encontrar uma ótima opção de carreira.

5. Não tenha pressa para tomar a sua decisã

Muitas pessoas desejam entrar no mercado de trabalho o quanto antes e, assim, podem acabar escolhendo a sua profissão de forma precipitada. Então, caso você ainda tenha dúvidas sobre qual carreira seguir, mas queira trabalhar logo, procure por cursos técnicos de curta duração que sejam ligados aos seus interesses.
Em tal modalidade de ensino, é possível estudar de modo presencial ou a distância (EAD). E você aprenderá uma nova profissão de forma prática, rápida e por um custo inferior se comparado aos cursos de graduação. Essa é uma forma interessante de conhecer novas oportunidades de trabalho.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.