24/01/2017 às 14h37min - Atualizada em 24/01/2017 às 14h37min

Prefeitura de Araçariguama decreta situação de emergência devido a fortes chuvas

Desde o início da semana, Araçariguama está enfrentando diversos problemas, devido às fortes chuvas que assolam a cidade. Em bairros como: Cintra Gordinho, Igavetá, Vila Alumínio, Terra Baixa, Santa Ella, Novo Tigrão, Bairro da Lagoa e Bom Jardim, grandes foram os estragos provocados pelas águas, como elevação do nível de rios, enchentes e grandes crateras nas estradas, além de árvores caídas em alguns pontos, o que fez com que muitos munícipes ficassem isolados. Não é de hoje que Araçariguama sofre em períodos de chuvas prolongadas.

 Em todos os anos, são frequentes os alagamentos nas regiões citadas, de tão complicada que está a situação, após acompanhar de perto e solidarizar -se com as famílias que sofrem com as fortes chuvas, a prefeita Lili Aymar, em reunião com a Coordenadoria da Defesa Civil Municipal, resolveu decretar situação de emergência em todas as áreas afetadas.

 No Decreto a prefeita autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob orientação da Defesa Civil, nas ações de respostas ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. Também foi autorizada a contratação, pelo prazo de 90 dias, de quarenta e cinco pessoas pelo Programa de Incentivo ao Trabalho e Requalificação Profissional – a Frente de Trabalho Municipal, com objetivo de facilitar e auxiliar na assistência a população afetada, além de convocações de voluntários  para reforçar as ações de resposta ao desastre, e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.

 Em sua fala, a Prefeita Lili Aymar salientou que é de suma importância que o poder público de total assistência às famílias que estão em situação de risco e que perderam tudo. Afirmou ainda que a Defesa Civil está orientando a população para que fique em alerta e busque locais seguros, pois a previsão é de chuva até o final de semana.  

Durante toda semana, a Prefeitura de Araçariguama, em ações conjuntas de diversos departamentos, deu total assistência e apoio, desobstruindo ruas, desassoreando rios, reconstruindo pontes e orientando diversos moradores sobre os riscos, inclusive propondo que alguns buscassem abrigo no Ginásio dos Campeões em caso de necessidade, sendo que muitos ainda optam por abrigar-se em casa de familiares. 

O telefone de contato da Coordenadoria da Defesa Civil, em caso de problemas é o (11) 99988-2172

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.