20/01/2017 às 10h34min - Atualizada em 20/01/2017 às 10h34min

Sete mitos sobre a Dengue

A dengue é uma preocupação constante na vida do Brasileiro. No ano de 2016, o Ministério da Saúde registrou mais de um Milão de possíveis casos da doença e embora a população comece a se conscientizar sobre os perigos desta enfermidade, que matou mais de 500 pessoas no ano passado, muitas dúvidas e ainda permanecem na cabeça das pessoas e pior, diversas informações equivocadas ainda são transmitidas através das redes sociais ou do famoso “boca a boca”.

Pensando nisso separamos sete mitos sobre a dengue que, para que você possa se precaver e saber como combater esta doença. Confira. 

1- Ar condicionado e ventiladores matam o mosquito -  A baixa temperatura proporcionada pelo ar condicionado pode inibir a ação do mosquito, pois dificulta a sua capacidade de detectar sua vítima, entretanto o mosquito não morrerá devido a ela. 

2 – Para matar os ovos do mosquito basta secar os reservatórios de água parada –  Secar o reservatório de água não mata o mosquito pois o ovo pode ficar até um ano sem água. Além de secar é necessário limpar o local.

3 – Repelentes são fundamentais no combate à dengue –  Repelentes, velas ou produtos para repelir o mosquito apenas inibem a ação do mosquito temporariamente.

4 - Vitamina b afasta o mosquito –  Um mito curioso, mas que tem seu fundamento. Pois o mosquito é atraído de acordo com a respiração e o gás carbônico exalado pela pessoa. A ingestão de vitamina B, alho ou cebola pode até inibir o mosquito, pois seus odores são eliminados também pela pele, porém isso varia muito por conta do metabolismo da pessoa  e pode não exercer efeito nenhum.

5 – Qualquer picada do mosquito transmite a doença – O mosquito precisa estar contaminado para transmitir a doença e vale lembrar que cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a enfermidade, sendo que entre 20 e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença. Porém cuidado, em caso de dúvida ou qualquer suspeita, procure o posto de saúde mais próximo.

6 – Borra de café na água das plantas mata os ovos do mosquito - Na verdade já foi verificado que a larva do Aedes aegypti pode se desenvolver na água suja de borra de café. É indicado eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas de recipientes para eliminar a água.

7 – As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa - Os ovos do mosquito também podem se desenvolver em água suja e parada. Na verdade, já se discute a veracidade das fêmeas do Aedes terem realmente a preferência pela água limpa..


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.