18/08/2017

Fé e emoção marcam os 360 anos de São Roque

Confira nossa matéria especial e galeria de fotos sobre este evento tradicional ocorrido em São Roque

Fotos: Rafael Barbosa

A emoção das procissões em louvor a Nossa Senhora da Assunção e São Roque marcaram com religiosidade e fé os últimos dias das Festas de Agosto, que esteano trouxeram uma marca muito especial: os 360 anos da cidade. Como ocorre em todos os anos  milhares de pessoas estiveram na cidade, entre turistas e membros da população do município, que foram à Praça da Matriz para acompanhar a saída dos andores e nem mesmo o tempo chuvoso impediu as pessoas de demonstrarem sua fé e agradecimento pelas graças recebidas.

Contando com a participação de 37 bairros de São Roque, que trouxeram ao evento as imagens de seus santos padroeiros, a procissão de Nossa SenhoraAssunção  ganhou as ruas no dia 15 de agosto, deixando a Praça da Matriz e seguindo pelas ruas centrais da cidade ao som de orações e cânticos.

Já no dia 16 os preparativos para a realização da procissão de São Roque,  marcou o último dia das festividades que  se iniciaram logo cedo, com a elaboração dos tradicionais tapetes de serragem, que marcaram  o trajeto que foi  seguido pelos fiéis. A tradição remete aos países europeus católicos e não faltam pessoas que queiram participar deste evento permeado pelo clima de religiosidade celebrado em eventos como a missa campal na Praça da Matriz, que contou com a participação de milhares de fiéis.

“Esta festa tem algo de mágico. Vemos um mar de gente nossa e de outras cidades que se unem neste momento. Somos muitos mas formamos uma só igreja e um só corpo. Quem é de fora pode ver esta ação como um simples folclore, mas vista de dentro esta festa tem uma alma, algo a contribuir para a cidade e uma benção a São Roque”, afirmou o Padre Daniel Balzan

Às cinco horas da tarde, o andor de São Roque, acompanhado pela imagem de Nossa Senhora de Assunção deixou a Igreja Matriz e a comoção das pessoas ao verem a imagem do padroeiro da cidade deixando o interior da igreja foi gigantesca. A imagem do santo foi  levada por dezenas de pessoas, que se aglomeravam pela oportunidade de dividir o peso da fé com os outros companheiros percorrendo o caminho destinado pelos tapetes produzidos naquela manhã.

Ao chegar novamente a praça, muitos dos que transportaram o andor choravam refletindo a emoção de todos presentes na praça da cidade. Os Festeiros 2017 Itacir Ribeiro Lopes, Ligia Maria Carlini Ribeiro Lopes, Véra Lucia da Luz Diez Vecino Kono e Lauro Ossami Kono também se emocionaram muito durante o evento.

Após o final da procissão o padre Daniel Balzan deu a benção, agradeceu os festeiros 2017 e  anunciou os novos. Os casais Amauri Gabriel Vieira e Tânia Cristina Antunes Vieira e Paulo de Tarso de Arruda Pires e Heloisa Helena Mariucci de Arruda Pires foram escolhidos como Festeiros 2018 e agora são os encarregados das festas mais importantes de São Roque. “É muita Emoção. Peço a Deus que nos dê forças para cumprirmos esta tarefa. Sabemos que a estrada será longa mas também sabemos que não estamos sozinhos nesta empreitada e somos muito gratos a todos. São Momentos de muita felicidade”, afirmou Paulo de Tarso. 

Link
Tags »
procissão nossa senhora são roque aniversário cidade
Relacionadas »
Comentários »