20/04/2017 às 11h28min - Atualizada em 20/04/2017 às 11h28min

Você conhece a erva do amor? Vamos falar do ERAGOSTIS TEF.

- Foto: divulgação

Pequeníssimo grão, originária da Etiópia e Eritréia há mais de 5000 anos de coloração variada. Consumido tradicionalmente como um tipo de pão chamado Injera.

Atualmente, este cereal é considerado um superalimento pelas suas riquezas nutricionais, passando a ser produzidos em outros países. Rico em minerais e aminoácidos essenciais. Possui cálcio, magnésio, cobre, potássio, manganês, zinco, ferro e vitamina C. Entre os aminoácidos destaca a lisina, pouco encontrada em outros cereais. A lisina participa na produção do cálcio, sendo muito importante na calcificação dos ossos.

Grande parte de seus hidratos de carbono são amidos resistentes à digestão no intestino, gerando saciedade e controle dos níveis de glicemia. Atua como um pré-biótico, melhorando a flora intestinal e mantendo o peso adequado. Ideal para os praticantes de esportes, pois favorece recuperação rápida após suas atividades física ou mental.

O Teff não contém glúten. É antioxidante e pode ser usados em massas, molhos, cremes e sopas. O que beneficia as pessoas intolerantes e alérgicas a este tipo de proteína. O seu consumo regular previne a formação de células cancerosas pela à ação de seus nutrientes. Fortifica o sangue, devida à presença elevada de ferro comparada a outros cereais, combatendo a anemia, os níveis de açúcar no sangue.

Renova a flora intestinal, aliviando a digestão e reforçando a imunidade.

Possui rica fonte de proteínas, pois contêm todos os aminoácidos essenciais, transformando em energia para o corpo e para a mente.

Curiosidades: Injera são grandes crepes feitos com farinha de Teff fermentada em água durante 2-3 dias e depois assados numa chapa de ferro ou numa placa de barro que se colocam sobre um fogão. A forma de comer é também especial: o prato pode ser individual ou servir várias pessoas, servidas com o wot ou outra comida da culinária da Etiópia. As pessoas vão tirando pedaços da Injera e, com esse pedaço, agarram uma porção de comida para a levarem à boca.

Para finalizar segue uma receitinha super fácil com a Farinha de Teff.

*Massa: 3 ovos orgânicos, 10 folhas de manjericão, 1 1/2 xíc. de farinha de Teff, 2 xíc. de leite de arroz, 1 cumbuca pequena de folhas de espinafre orgânico, 1 xíc. de água, 1 cs de azeite de óleo de gergelim, sal rosa à gosto.

*Recheio: 3 cenouras orgânicas, rodelas de tomate orgânico, folhas de alface orgânica, fatias de peito de perú (opcional), 4 cs de requeijão zero lactose, sal rosa e pimenta rosa à gosto.

*Modo de preparo: Bata todos os ingredientes da massa em um processador ou liquidificador e reserve na geladeira por pelo menos 30 minutos para a massa descansar. Enquanto isso prepare o recheio. Rale a cenoura. Adicione óleo de gergelim, sal rosa e pimenta rosa e misture bem. Retire a massa da geladeira, espere 5 minutos. Então aqueça uma frigideira antiaderente untada com um fio de óleo de gergelim, despeje uma concha de massa e espere dourar. Então vire do outro lado e deixe dourar novamente. Repita o processo até acabar a massa. Recheie, dobre a panqueca e sirva.

A Farinha de Teff pode ser encontrada no Empório Natural Suave Essência, localizado na Avenida Antonino Dias Bastos, nº1065-Centro-São Roque/SP.

*Dúvidas e maiores informações: (11) 4719-1048 ou e-mail: [email protected].

Venha nos conhecer!

Um forte abraço,

Eliana Vita

CRT 41314

Psicoterapeuta Holística

Instagram: @suaveessenciasemgluten

Facebook: Suave Essência-Produtos Naturais, Integrais, Funcionais e Orgânicos

Link
Tags »
erva amor coluna eliana vita eragostis tef.
Relacionadas »
Comentários »
total

2802233 visitas

Você costuma pesquisar preços nos supermercados?

53.5%
29.6%
16.9%