10/04/2017 às 15h30min - Atualizada em 10/04/2017 às 15h30min

Fala Prefeito: Questionamento do leitor José Carlos sobre a Maria Fumaça de São Roque

O leitor José Carlos questionou o prefeito Claudio Góes se veremos a Maria Fumaça de São Roque circulando no município. Confira a resposta.

- Foto: divulgação

Senhor Prefeito, em abril de 2015 foi criada uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) composta pelos Vereadores Etelvino Nogueira e Maurinho Góes para avaliarem a situação em que se encontrava a Maria Fumaça, onde se gastou aproximadamente R$4 milhões do dinheiro público e hoje se encontra jogada em um depósito de Mairinque.

Gostaria de saber se o senhor pretende colocar a Maria Fumaça em Funcionamento ou colocá-la como artigo de exposição em algum local da cidade?

José Carlos 

Bom, caro José Carlos, obrigado pela pergunta e pela oportunidade de responder sobre um assunto que é tão importante para o segmento do turismo em São Roque. É importante esclarecer que frente aos diversos problemas que encontramos quando assumimos o governo, não poderíamos deixar de buscar soluções para resolver a questão do Trem Turístico, que tão importante é para o desenvolvimento desse segmento econômico em nossa cidade.

Desde o início da minha gestão, determinei aos responsáveis pelo Departamento de Desenvolvimento Econômico e Divisão de Turismo que se mobilizassem no sentido, não só da implantação, como também da remoção do trem para nossa cidade.

As ações começaram no dia 07/03/2017, quando foi realizada uma reunião na CPTM que contou com a presença do Sr. José Augusto Rodrigues Bissacot, Diretor de Planejamento e Projetos da CPTM, Sr. Rogério Felippe da Silva, Gerente Jurídico da CPTM, Sr. Fernando HiromitiMaruayma, Coordenador de Relações Institucionais da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, indicado pelo Sr. Clodoaldo Pelissioni, Secretário de Transportes Metropolitanos, o Diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Márcio Feltrin e o Chefe da Divisão de Turismo, Maurício Vasconcelos.

A CPTM nos informou que para ajudar no processo, abriria mão para que a Rumo Logística, detentora do direito de exploração das duas linhas devolvesse ambas recuperadas, bastando devolver uma e além disso fizeram um desmembramento, permitindo que a Rumo venha devolvendo por trechos. Após todas as explanações e apresentações das necessidades para a remoção dos equipamentos, ficou acertado que a Prefeitura da Estância Turística de São Roque deveria oficializar em 16/03, o Sr. Emanoel Tavares Costa Junior, Coordenador de Relações Governamentais da Rumo Logística S/A, para que tomasse as devidas providências no sentido de autorizar que os bens patrimoniais (Trem Turístico) fosse removidoda estação de Mairinque para a estação de São Roque, mas até o momento não obtivemos resposta a esse ofício.

No dia 22/03/2017, funcionários de nossa administração percorreram a pé todo o trecho da estação de São Roque a estação de Mairinque para verificar a situação dos trilhos econstatou-se que existe um ponto que vai precisarde uma intervenção técnica dos engenheiros da Rumo, pois trata-se de um deslizamento que está muito próximo à linha.  No mais é a limpeza dos trechos de passagem de nível, limpeza geral do mato e poda com motosserra de algumas arvores que caíram sobre os trilhos, feito isso teremos condições de remover o trem para São Roque.

No dia 30/03/2017, nos reunimos com a Sra. Sandra Regina Olivieri e Sra. Monaliza Leal, assessoras parlamentares do Deputado Federal Marcio Alvino, Presidente da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário, onde explicamos o ocorrido até o presentee nos foi solicitado encaminhar um ofício (233/2017), o qual foi despachado no dia 31/03/2017.

Portanto, temos realizado gestões nos mais diversos setores competentes para que possamos no menor espaço de tempo possível, viabilizar a implantação deste importante projeto que muito vai agregar ao turismo de nossa cidade.

Prefeito Cláudio Góes

Link
Tags »
Coluna fala prefeito claudio góes maria fumaça são roque
Relacionadas »
Comentários »
total

3468721 visitas

          

Você é a favor da vinda o Uber a São Roque

95.2%
4.8%
0%